O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Saúde

Estudo relaciona sequelas no trato urinário à Covid-19

16 de dezembro de 2021 Saúde
Compartilhar
Urologista Giuseppe Figliuolo
O cirurgião urologista Giuseppe Figliuolo, de Manaus, explica que uma das causas prováveis para a alteração (Foto: Divulgação)
Da Redação

MANAUS – Considerada uma doença multissistêmica (que atinge vários sistemas do corpo humano), a Covid-19 tem chamado a atenção de especialistas de várias áreas da saúde, incluindo os da urologia, em função do aumento de problemas urinários em homens e mulheres acometidos pelo coronavírus.

A sequela virou tema de estudo desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a partir da aplicação de questionários em pacientes internados em 2020, primeiro ano da pandemia no Brasil.

O cirurgião urologista Giuseppe Figliuolo, de Manaus, explica que uma das causas prováveis para a alteração, considerada uma sequela da Covid-19, já que perdura por meses (ainda não se sabe por quanto tempo exatamente), é o comprometimento da inervação da bexiga.

O estudo foi feito com 255 adultos acometidos pela Covid-19, após seis meses de alta hospitalar. Entre eles, estiveram pacientes graves e que desenvolveram doença mais amena/moderada, o que mostra que a sequela no aparelho urinário independe da gravidade da Covid.

Figliuolo destaca que o funcionamento da bexiga é coordenado em diferentes níveis do sistema nervoso central. A inervação da bexiga vem do plexo hipogástrico inferior, também chamado de plexo pélvico (região pélvica, abaixo do abdome). A principal função da bexiga é armazenar a urina antes de sua eliminação pelo corpo.

“Se essa inervação é comprometida, acaba afetando a capacidade de armazenamento, de eliminação e até de segurar a urina por mais tempo. Por isso, alguns pacientes apresentam aumento da frequência urinária, por exemplo, e também, noctúria (aumento da ida ao banheiro durante a noite), além de incontinência urinária”, destacou o especialista, que é doutor em saúde coletiva.

Segundo Giuseppe Figliuolo, outra questão relacionada à urologia e à Covid-19, é a impotência sexual.

“Também temos estudos recentes nesse sentido, para avaliar o que resulta em problemas dessa natureza, em pacientes que tiveram a forma grave da doença. Mas, o importante é buscar ajuda médica o quanto antes. A orientação é que, em caso de problemas no aparelho urinário e no sistema reprodutor masculino, o paciente seja submetido a uma avaliação minuciosa, com o suporte de exames de apoio ao diagnóstico (incluindo os de imagem), para que seja indicada a terapia correta para o seu tratamento”, disse.

Figliuolo explica que, muito embora essas sequelas estejam relacionadas à Covid-19, as alterações já existiam antes do coronavírus e há no mercado farmacêutico, tratamentos que têm se mostrado eficazes em outros cenários e que podem resultar em melhorias na qualidade de vida dessa parcela da população.

“Problemas como incontinência urinária, por exemplo, devem ser avaliados e tratados o quanto antes, pois afetam não só a saúde física do indivíduo, mas também a saúde mental. É algo que interfere na vida social e que leva muitas pessoas a ficarem reclusas sem a ajuda adequada”, ressaltou o especialista. O médico indica que, paralelo ao tratamento urológico, seja feito o acompanhamento psicológico.

“A Covid-19 ainda é algo muito recente e as pesquisas envolvendo o coronavírus devem perdurar por anos até que tenhamos as respostas definitivas para tais alterações relacionadas. Por isso, precisamos usar as ferramentas disponibilizadas pela medicina e pela ciência, para ajudar essas pessoas a retomarem a vida após passarem pela doença”, enfatizou.

Notícias relacionadas

Enamed é insuficiente para garantir medicina de qualidade; saiba porquê

Campanha defende política nacional de saúde mental climática

Governo cria comitê para reduzir morte materna e infantil indígena

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

Ministério da Saúde ampliará assistência a apostadores compulsivos

Assuntos Covid-19, problema urinário, urulogia
Valmir Lima 16 de dezembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Caso dos respiradores muda de relatoria no STJ após suspeição de ministro

23 de junho de 2026
entrerros covid-19
Dia a Dia

Pandemia reduziu expectativa de vida no AM em 5,8 anos, aponta estudo

16 de maio de 2026
Política

‘Temos que fazer com que saibam quem foram os responsáveis’, diz Lula sobre mortes por Covid

11 de maio de 2026
Covid-19 teste
Dia a Dia

MPF aciona a Justiça contra hospital e médicos no AM por exame de Covid-19

30 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?