Quando os tempos ficam difíceis para as organizações, ter que gerenciar a marca durante uma crise é inevitável.
Bem, é no meio de dificuldades que as marcas têm a oportunidade de provar seu valor.
E é nesses períodos turbulentos que se exige uma nova forma de se comunicar.
O mundo tomou um rumo diferente e colocou marcas na frente do público com a necessidade de despertar mais emoções.
Porque o sentimento que você causa nos consumidores, e o que te faz diferente dos outros, é o que lhe garante o sucesso.
Portanto, agora você precisa rever como lidar com a marca durante uma crise e não só sobreviver, mas também sair com uma imagem reforçada. Confira:
Crises são uma oportunidade para melhorar a imagem
É uma realidade que as crises também podem ser uma maneira de encontrar novas oportunidades.
Não importa se você é uma grande ou pequena empresa, você precisa procurar novas estratégias para se conectar com seu público e superar a incerteza.
É um desafio que tem consumido a mente daqueles que lideram, gerenciam empresas, marcas e suas equipes de trabalho. Saiba como uma boa assessoria de imprensa pode te auxiliar em uma crise de imagem.
A incerteza gera um ciclo interminável de dúvidas com uma única pergunta: “Como lidamos com a tempestade?”
Em um momento em que os consumidores se sentem mais vulneráveis, as marcas precisam encontrar uma maneira de demonstrar seu compromisso social e empatia.
Esta é a maneira mais eficaz de alcançar o público, com mensagens profundas para ganhar a confiança das pessoas.
Assim, marcas e organizações começaram a apostar em muito menos conteúdo publicitário e a trabalhar mais duro para falar sobre valores.
Nunca antes técnicas como Inbound Marketing, storytelling ou o grande protagonista, Branded Content, foram tão apreciadas.
São todas estratégias ideais para atrair o público organicamente.
São eficazes porque oferecem valor e utilidade aos usuários, transmitindo os valores e visão da empresa.
Ou seja, eles anunciam você indiretamente melhorando sua imagem.
1. Trabalhar sua marca durante uma crise requer voz
Como pessoas reais, grandes marcas são influenciadas e respondem às condições ao seu redor.
Se elas fingem não ser afetadas, isso mostra que não são transparentes. Além disso, se as marcas não adaptarem estratégias às reais necessidades do público, isso pode gerar consequências negativas.
Trabalhar sua marca com um divulgador de notícias durante uma crise significa mostrar seu lado mais humano e a personalidade da sua marca.
Como sua organização está respondendo a essa situação? Pense nisso.
2. Apoie seu público
Mesmo em meio à crise, os consumidores querem se sentir conectados e apoiados por marcas.
Muitos também querem que as marcas tomem passos práticos e tangíveis que ajudem a aliviar a carga emocional e o medo.
De acordo com algumas pesquisas globais, 86% dos consumidores aprovam marcas que lançam promoções e ofertas.
Enquanto 85% aprovam marcas que oferecem condições de pagamento flexíveis.
Da mesma forma, o apoio ao público para marcas que oferecem promoções ou ofertas cresceu de 75% no final de março para 86% em maio em 17 mercados.
Isso não só responde ao fato de que são promoções atraentes, mas também ao fato de as marcas mostrarem solidariedade com os clientes diante de uma crise econômica. Essa é outra boa maneira de trabalhar a marca durante uma crise, pois envolve todos os fatores dentro das marcas.
3. Trabalhar na marca durante uma crise requer a conexão com o cliente
Em tempos de crise é essencial oferecer valor, além do produto que você está vendendo.
Especialmente em tempos de crise econômica, alguns de seus clientes podem reduzir seus gastos. Mas isso não significa que você os perdeu.
Em vez disso, aproveite essas situações para que saibam o quanto você se importa.
Neste caso, você pode optar por e-mail marketing ou SMS Marketing, com uma mensagem especial que seja bastante pessoal e útil, pode ser a melhor estratégia.
Você vai acabar gerando mensagens que, com a premissa de educar o cliente, podem mostrar seus valores.
Você ganhará benefícios durante e depois de uma crise. Especialistas apontam que, em tempos de crise, as marcas precisam tratar seus clientes de maneira afável.
Portanto, as marcas devem primeiro pensar sobre a relação que constroem com as pessoas do outro lado da tela.
Desta forma, as pessoas terão um sentimento positivo em relação às marcas e aumentarão suas vendas.
4. Ser flexível não significa ser inquebrável
Este é o grande gargalo ao trabalhar na marca durante uma crise. Basear sua mensagem nas condições atuais do mercado é vital, por mais difícil que possa parecer.
Isso significa que, mesmo que você esteja passando por uma crise mais difícil, sua comunicação deve responder às necessidades do público.
A mensagem deve ter a capacidade de se adaptar facilmente ao ambiente. Em tempos de crise, sobretudo, a opinião pública busca ajuda genuína de fontes confiáveis.
Isso não significa que você deve mudar completamente sua marca para se adaptar à crise atual. Mas dê uma olhada e analise o que torna sua marca útil para os clientes.
O que torna sua empresa confiável no espaço do público cotidiano?
Amplie-o e sua marca sairá mais forte.
5. Durante uma crise, a lealdade aumenta
Cada marca digna de nome, tem uma estratégia cuidadosamente projetada e configurada para atrair e reter clientes.
Mas nestes tempos sem precedentes, uma estratégia convencional pode não impactar os consumidores.
De acordo com dados, 81% dos consumidores concordam com marcas que oferecem promoções ou benefícios em troca da fidelização do cliente.
Construir lealdade significa focar em seus próprios tópicos e gerar experiências mutáveis nestes tempos difíceis.
6. Antecipe respostas e analise os resultados
Se sua marca está passando por um momento ruim, não deixe nenhum problema por resolver. Escreva em primeira pessoa e fale de maneira que seu público possa entender.
Diga a eles o que está acontecendo. Certifique-se de que sua primeira comunicação seja rápida, concisa, empática e transparente.
Quanto mais cedo você entender os principais pontos da crise e oferecer sua ajuda, mais seus clientes confiarão na sua marca.
Quando você está trabalhando em marca durante uma crise, você precisa manter o controle.
Poste uma mensagem antes de deixar que outros interpretem sua história. Isso permitirá que você explique a abordagem da sua empresa para a situação e evita que você sofra crises de imagem no futuro.
7. Não deixe que crises façam você perder o equilíbrio
Se o COVID-19 conseguiu uma coisa, é descobrir o fato de que muitas marcas não tinham um plano estabelecido para responder a uma crise em sua indústria e modelo de negócios.
As empresas precisam estar preparadas e isso requer planejamento.
Quanto melhor o plano, mais rápido uma marca pode responder com uma mensagem consistente que dá a impressão de que a ação está sob controle.
Mostre ao seu público que você está fazendo mudanças, para mantê-los seguros e atender às suas necessidades.
Como você viu, trabalhar na marca durante uma crise não deve ser considerado uma opção, mas uma necessidade.
É hora de se conectar com seu público e acompanhá-los em sua jornada.
Nós da Sua Imprensa podemos ajudá-lo a melhorar sua imagem da marca e sair dessa crise mais forte do que nunca.
Podemos ajudá-lo a encontrar os meios de comunicação mais adequados para ganhar maior visibilidade na Internet.