O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Economia

Estimativa para inflação medida pelo IPCA cai para 4,04%

24 de abril de 2017 Economia
Compartilhar
Inflação produtos (Foto: Tânia Rêgo/ABr)
Queda de preços influenciou estimativa de inflação menor este ano (Foto: Tânia Rêgo/ABr)

SÃO PAULO – Os economistas do mercado financeiro voltaram a reduzir suas projeções para o IPCA neste e no próximo ano. O Relatório de Mercado Focus divulgado na manhã desta segunda-feira, 24, pelo Banco Central, mostra que a média para o IPCA – o índice oficial de inflação – em 2017 foi de 4,06% para 4,04%. Há um mês estava em 4,12%. Já a projeção para o IPCA de 2018 foi de 4,39% para 4,32%, ante 4,50% de quatro semanas atrás.

Na prática, as projeções de mercado divulgadas agora no Focus indicam que a expectativa é que a inflação fique abaixo do centro da meta, de 4,5%, em 2017 e 2018. A margem de tolerância para estes anos é de 1,5 ponto porcentual (inflação entre 3,0% e 6,0%).

Na quinta-feira passada, 20, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA-15 – considerado uma espécie de prévia da inflação oficial – encerrou abril com taxa de 0,21%. Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na terça-feira passada, 18, o Banco Central informou suas projeções de inflação. No cenário de mercado – que utiliza câmbio e juros variáveis -, a projeção é de 4,1% para 2017 e de 4,5% para 2018.

Entre as instituições que mais se aproximam do resultado efetivo do IPCA no médio prazo, denominadas Top 5, a mediana das projeções para 2017 seguiu em 4,03% no Focus. Para 2018, a estimativa permaneceu em 4,25%. Quatro semanas atrás, as expectativas eram de 4,08% e 4,30%, respectivamente.

Já a inflação suavizada para os próximos 12 meses foi de 4,59% para 4,60% de uma semana para outra – há um mês, estava em 4 55%. Entre os índices mensais mais próximos, a estimativa para abril de 2017 passou de 0,29% para 0,21%. Um mês antes, estava em 0,43%. No caso de maio, a previsão de inflação do Focus foi de 0,43% para 0,52%, ante 0,33% de quatro semanas atrás.

Preços administrados

O Relatório Focus mostrou manutenção nas projeções para os preços administrados neste e no próximo ano. A mediana das previsões do mercado financeiro para o indicador em 2017 seguiu em alta de 5,50%. Para 2018, a mediana permaneceu em 4,70%. Há um mês, o mercado projetava aumento de 5,50% para os preços administrados em 2017 e elevação de 4,55% em 2018.

Em suas projeções atuais, atualizadas na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC espera alta de 6 3% para os preços administrados em 2017 e avanço de 5,4% em 2018.

Outros índices

O relatório do Banco Central mostrou também que a mediana das projeções do IGP-DI de 2017 passou de 3,43% para 2,96% da última semana para esta. Há um mês, estava em 4,32%. Para 2018, a projeção seguiu em 4,50%. Quatro semanas atrás, estava em 4,60%. Calculados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), os Índices Gerais de Preços (IGPs) são bastante afetados pelo desempenho do dólar e pelos produtos de atacado, em especial os agrícolas.

Outro índice, o IGP-M, que serve frequentemente como referência para o reajuste dos contratos de aluguel, passou de 3,82% para 3 54% nas projeções dos analistas para 2017. Quatro levantamentos antes, estava em 4,51%. No caso de 2018, o índice seguiu em 4 50% ante 4,55% de um mês atrás.

Já a mediana das previsões para o IPC-Fipe de 2017 permaneceu em 3,84% no Focus. Um mês antes, a mediana das projeções do mercado para o IPC era de 3,96%. Para 2018, a projeção do IPC-Fipe permaneceu em 4,50%, mesmo valor de um mês antes.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Ocupação de pessoas 60+ sobe 53% em 10 anos; ritmo supera o dos jovens

Venezuelano ganhará R$ 470 mil por trabalho análogo à escravidão no AM

Produção de motos em Manaus é a segunda melhor em 5 meses na história

Só 6% dos projetos hidroviários foram concluídos em 10 anos, diz TCU

Conab estima novo recorde na safra de grãos de 358,6 milhões de toneladas

Assuntos inflação, IPCA, procon
Cleber Oliveira 24 de abril de 2017
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Para receber o auxílio, a renda familiar deve ser de até R$ 522,50 por pessoa ou de até três salários mínimos (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Economia

INPC, que corrige salários, teve alta de 0,81% em abril

12 de maio de 2026
Dário Durigan
Economia

Missão é não deixar preço da guerra chegar às famílias, diz Durigan

26 de março de 2026
Primeira parcela do 13º salário é paga sem descontos de taxas e impostos (Foto: Reprodução)
Economia

Reajuste salarial em janeiro foi acima da inflação em 94% das categorias

20 de fevereiro de 2026
FGTS aplicativo
Economia

STF decide que FGTS deve ser corrigido pelo IPCA, mas sem retroativo

18 de fevereiro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?