Da Redação
MANAUS – O espetáculo ‘Helena’, do Amazonas, foi um dos 10 projetos selecionados para a segunda edição da a_ponte – cena do teatro universitário, projeto do Itaú Cultural que busca promover uma ponte entre alunos de cursos técnicos e universitários de artes cênicas. O resultado estará disponível nesta terça-feira, 22, no site do instituto Itaú Cultural.
Como o nome sugere, o objetivo do Itaú Cultural com esta ação é promover uma ponte entre alunos de cursos técnicos e universitários de artes cênicas espalhados pelo território nacional. Assim, será feito, ainda, um apontamento do que está sendo produzido nesses espaços.
A comissão avaliadora nomeada pelo Itaú Cultural para a segunda edição de a_ponte foi formada por Ana de Fátima Sousa, Carlos Gomes, Daniel Lourenço, Galiana Brasil, Luciana Lyra, Maria Thais e Valmir Santos.
Foram selecionados 10 espetáculos de nove estados brasileiros, contemplando todas as regiões do país: a região Norte está representada por um projeto do Amazonas; o Nordeste, com um selecionado da Paraíba e outro de Pernambuco; o Centro-Oeste, com um do Mato Grosso; o Sudeste, com dois de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro e um de São Paulo; e o Sul com um do Paraná e outro de Santa Catarina.
Helena
O espetáculo narra de forma não cronológica a história de uma mulher, mãe, professora, brasileira-resistência. A metáfora de Helena fala sobre a construção de uma imagem de superação. Helena é de carne, osso e, principalmente, fé. A filha de Raimunda, mãe de Eduardo e Taciano, a ensinadora de tantos, a senhora de sua história e a filha de Deus.
O espetáculo é de grupo de teatro do Ateliê 23, do qual participam alunos de cursos de arte da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).
Confira a lista completa dos selecionados:
AMAZONAS
Helena – Ateliê 23
MATO GROSSO
A Vila de Pantolux – Escola de Teatro/UNEMAT
MINAS GERAIS
Mil Litros De Preto: A Maré Está Cheia – Universidade Federal de São João del Rei
O resgate do soldado Rayan – Universidade Federal de Minas Gerais
PARAÍBA
Transversos Corporais – Universidade Federal da Paraíba – UFPB
PARANÁ
lepAp – Unespar – Faculdade de Artes do Paraná
PERNAMBUCO
A palavra progresso na boca da minha mãe soava terrivelmente falsa – Curso de Interpretação para Teatro – Sesc Piedade
RIO DE JANEIRO
Cabaré Sade – UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
SANTA CATARINA
Poeira – UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina
SÃO PAULO
Entremeios – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)