Os repasses destinados às escolas de samba para este ano, definidos pela Manauscult, variam de R$ 112,5 mil a R$ 18 mil

MANAUS – A Prefeitura de Manaus deve elevar os valores a serem repassados às Escolas de Samba para a preparação do Carnaval deste ano. O aumento dos repasses foi solicitado pelos representantes das agremiações que participaram da “Oficina do Edital Canaval 2014”, realizada na tarde desta quarta-feira (8 de dezembro) no audotório da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
De acordo com o edital 05/2013, lançado em dezembro do ano passado, o valor a ser repassado a cada Escola de Samba do Grupo Especial seria de R$ 112,5 mil. Às Escolas do Grupo A, o repasse seria de R$ 58 mil, às do Grupo B, de R$ 34 mil e às do Grupo C, de R$ 18 mil.
Segundo a coordenadora de projetos da Manauscult que ministrou a oficina, Jaqueline Figueiredo, o edital será reavaliado, conforme as sugestões dos carnavalescos e poderá ter as alterações publicadas em breve.
Esta ano, Prefeitura de Manaus tirou das associações que representam as escolas de samba a responsabilidade pelos recursos. Com o edital, o dinheiro será destinado às próprias escolas, mas cada uma terá que apresentar documentação que comprove a regularidade das agremiações.
Em anos anteriores, as escolas tiveram dificuldades para receber recursos tanto da Prefeitura de Manaus quanto do governo do Estado, principalmente porque as associações estavam inadimplentes. A causa principal da inadimplência era a falta de prestação de contas dos recursos recebidos para o Carnaval.
O presidente da Escola de Samba A Grande Família, Luiz Gilberto Ferreira, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Isso é muito bom porque possibilita que as escolas legalizadas não sejam prejudicadas por irregularidades de uma ou outra agremiação da mesma liga, como aconteceu algumas vezes”, disse.
O administrador executivo da Manaus Superliga, Elimar Cunha, que em anos anteriores ficou responsável por receber os recursos e prestar contas à Prefeitura, disse que este ano, a Superliga vai buscar a captação de recursos da iniciativa privada para as escolas de samba.
Outros encontros da Manauscult com as escolas de samba estão agendados para as quartas-feiras, até que sejam sanadas todas as dúvidas em relação ao edital.
