Do ATUAL
MANAUS – 22 entidades do Amazonas que representam a indústria, o comércio e os serviços publicaram nesta terça-feira (10) um documento em defesa da Zona Franca de Manaus para confrontar ataques ao modelo econômico do Amazonas depois que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou o relatório no Senado do projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária.
De acordo com o documento intitulado “A Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária – Desenvolvimento Sustentável e Preservação da Amazônia”, os críticos do modelo ZFM falseiam a verdade quando afirmam que no relatório do senador Eduardo Braga houve ganhos adicionais à indústria do Amazonas.
“No momento em que o Senador Eduardo Braga apresenta seu relatório sobre o PLP 68/24, faz-se necessário REPOR A VERDADE sobre manifestações contrárias à Zona Franca de Manaus, sob a alegação de ganhos adicionais indevidos.”, diz o primeiro parágrafo do texto.
Em seguida, as entidades alegam que “De fato, não há ganho em relação ao atual nível de competitividade. Ao contrário, os números mostram que há uma redução para a ZFM, em razão da mudança da estrutura tributária. Entendemos ser essa discreta perda, a contribuição da ZFM para a modernização do Sistema Tributário Nacional.
Leia o documento completo: