Da Redação
MANAUS – Pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box mostrou que o WhatsApp é o aplicativo mais aberto por dia no Brasil, e segundo a Baum Digital, 80% dos usuários europeus e latino-americanos o utilizam todos os dias como o principal meio de comunicação.
Já em relação ao WhatsApp Business, versão do aplicativo de conversas voltada para as empresas, são mais de 5 milhões de usuários. O surpreendente é que o Brasil é o seu segundo maior mercado, perdendo apenas para a Índia. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, 72% dos empreendedores brasileiros já usam a ferramenta, em lojas e negócios de pequeno porte.
A partir dessa procura, surgiu a janela 24 horas, uma delimitação criada com o objetivo de encorajar essas empresas, que atuam por esse canal de comunicação, a responderem seus clientes com mais rapidez.
Segundo Calebe Ribeiro, analista de marketing de produto da Huggy, plataforma de atendimento digital que é parceira da Meta, a chamada “janela de 24 horas de conversação” é o tempo limite que as empresas têm para responder às mensagens recebidas pelo WhatsApp.
“Uma janela é aberta sempre que o seu cliente envia uma nova mensagem para você. Quando isso acontece, o seu negócio tem a liberdade de conversar e prestar um bom atendimento”, disse.
Diante disso, fora dessa janela, somente é possível entrar em contato com o seu cliente por meio do envio de um modelo de mensagem, um recurso oferecido pela API do WhatsApp Business que permite disparar mensagens seguindo alguns critérios definidos pela Meta.
Para definir esse recurso, o WhatsApp separou dois tipos de conversa. O primeiro é quando o cliente inicia a conversa, ou seja, mesmo que ele possa dar início a uma comunicação a qualquer momento, a empresa não pode ultrapassar 24 horas para responder.
Já o segundo é quando a empresa inicia o contato pelo aplicativo. Nesse caso é necessário enviar um modelo de mensagem, padronizado e aprovado pelos critérios da Meta. Assim que o cliente responde essa janela é aberta, logo, o retorno tem que ser feito dentro do prazo, caso contrário, será preciso retomar o contato em um outro momento com um novo modelo de mensagem.
A ferramenta foi criada com o objetivo de melhorar a atuação profissional dentro do WhatsApp Business, uma vez que ele é voltado para esse segmento.
“Dentro da Huggy, por questões de segurança, ao realizar o envio de uma mensagem fora da janela de 24 horas, em qualquer canal da Meta, você receberá uma notificação dizendo que não será possível enviar a mensagem, pois ela está fora da janela. Ou seja, para retomar o contato, o cliente final precisa mandar uma nova mensagem, seja ela voluntária ou respondendo a um modelo de mensagem que foi enviado”, explicou Calebe Ribeiro.