
Da Redação
MANAUS – A SES-AM (Secretaria da Saúde do Amazonas) informou na tarde desta quarta-feira, 20, que receberá a doação de mais 300 mil metros cúbicos de oxigênio líquido da empresa maranhense Aço Verde do Brasil (AVB), produtora de aços longos, situada no município de Açailândia.
São 15 carretas para transportar o insumo para Manaus, das quais oito já estão na estrada. Segundo informações repassadas pela empresa, a previsão de chegada dos primeiros carregamentos é no próximo domingo, 24.
O produto, que equivale a 28 mil cilindros de oxigênio, será utilizado no abastecimento de unidades de saúde da rede pública estadual, que tem sofrido com a pressão ocasionada pelo aumento nas hospitalizações de pacientes acometidos pela Covid-19.
O transporte está sendo realizado pela produtora de gases medicinais, White Martins, que cedeu veículos e isotanques no apoio logístico. Cada carreta tem capacidade para 20 mil metros cúbicos.
As carretas seguirão para Belém, no Pará, onde o produto será transferido para isotanques e acomodado em contêineres, os quais seguirão de balsa até Manaus, que não tem ligação via terrestre com o estado do Pará.
A doação é uma iniciativa do próprio presidente da empresa, que integra o grupo Ferroeste, Ricardo Carvalho. A empresa dispõe de uma fábrica de oxigênio, de suporte à sua atividade produtiva. O oxigênio destinado ao Amazonas vem em um momento em que o estado enfrenta escassez do produto.
Além da AVB, o Governo do Amazonas tem recebido doações resultado de mobilizações de artistas, sociedade civil organizada e governos de outros estados e até da Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil.
Tá na hora do Governo FEDERAL fazer os devidos reparos na BR 319 até Manaus !!
A estrada já está pronta é só questão de pavimento e outros reparos!!