Muitos proprietários de pequenas empresas lutam para conseguir vendas e obter lucros crescentes, e se você está passando por isso, saiba que não está sozinho – a maioria das empresas enfrenta essa situação em algum momento!
Atenção: ter um pequeno negócio não significa que você não pode escalá-lo ou vender mais produtos ou serviços.
Na verdade, as pequenas empresas são tão dinâmicas e inovadoras que têm mais espaço para crescer do que muitas companhias gigantescas. Isso significa que, se você precisa aumentar as vendas de uma pequena empresa, há muitas oportunidades para isso!
Abaixo, algumas dicas simples para aumentar as vendas e prosperar nos negócios:
Por que aumentar as vendas é importante?
Sem um fluxo constante de receita, uma empresa rapidamente ficará sem dinheiro e será forçada a fechar suas portas. Esse é o motivo mais óbvio para estar sempre em busca de maneiras para aumentar as vendas e é, aí, que pode ser preciso desenvolver novas estratégias.
Em alguns casos, a melhor solução é contar com a ajuda de uma empresa de marketing que seja capaz de gerar novos contatos e um aumento de demanda.
Pensar Grande
Mirar nas estrelas e definir grandes metas pode ser assustador. Mas lembre-se: Mesmo que não atinja seus objetivos imediatamente, você ainda estará melhor do que se tivesse definido metas menores e alcançáveis.
Um nome pequeno no mercado não deve ter medo de pensar grande – grandes sonhos levam a grandes recompensas.
Mas tenha em mente que aumentar as vendas também exige o compromisso de oferecer produtos e serviços de alta qualidade que atendam às necessidades dos clientes. Você pode se diferenciar da concorrência ao se esforçar constantemente para melhorar a experiência do cliente e atrair mais compradores.
6 maneiras de aumentar as vendas em qualquer negócio
Se você está apenas começando ou já está no mercado há anos, essas dicas irão ajudá-lo a obter mais clientes e fazer mais vendas. Do uso de mídias sociais à oferta de descontos, aqui estão 6 maneiras de aumentar as vendas para pequenas empresas .
1. Fique esperto com as mídias sociais
Com tantas pessoas usando LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram, você tem a oportunidade de alcançar um público maior e promover seus produtos/serviços para uma infinidade de pessoas. No entanto, simplesmente criar uma conta de mídia social e postar atualizações ocasionais não fará o corte.
Certifique-se de postar conteúdo de alta qualidade, responder a comentários e perguntas e até mesmo fazer promoções ocasionais para divulgar seu negócio.
É claro que dá muito trabalho manter uma presença forte nas mídias sociais, mas vale a pena o esforço considerando as possíveis recompensas.
Se você estiver em um negócio B2B (de empresas para empresas), recomendamos que use o LinkedIn rigorosamente para encontrar leads e clientes em potencial. Esta rede social é uma mina de ouro para empresas B2B, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
2. Invista em SEO
SEO local significa otimizar sua presença online para que, quando as pessoas da sua região estiverem procurando empresas como a sua, tenham mais chances de encontrá-lo.
Por exemplo, se você possui uma pequena livraria no centro de Palmas, sua estratégia local de SEO garantirá que, quando as pessoas em Palmas pesquisarem por “livrarias”, sua loja apareça como um dos principais resultados.
Quanto mais alto você estiver nos resultados da pesquisa, maior a probabilidade de as pessoas clicarem no seu site ou entrarem em contato com você.
Uma agência de backlinks poderá oferecer um serviço valiosíssimo para melhorar sua visibilidade nas buscas do Google. Procure saber mais sobre esse assunto.
3. Use E-mail Marketing
O marketing por e-mail é uma maneira poderosa de alcançar seus clientes e prospects e construir relacionamentos que podem aumentar as vendas. Aqui está um exemplo de como o marketing por e-mail pode funcionar para sua pequena empresa:
Imagine que você deseja promover uma pequena joalheria.
Considere enviar um boletim informativo mensal por e-mail para seus assinantes, informando-os sobre cada uma das novidades e segmentando os grupos de clientes para ser mais assertivo nas suas vendas. Exemplo:
Um cliente que acessa um site para pesquisar o preço de um carro pela tabela fipe, está propenso a fazer uma aquisição de alto valor dentro de alguns dias.
Enviar e-mails com dicas sobre carros, promoções, modelos semi-novos que estejam disponíveis, entre outras informações, pode fazer as vendas de uma concessionária simplesmente dispararem.
Em uma de suas newsletters, você pode mencionar uma novidade que tenha chegado na sua loja e até abrir uma pré-venda.
Isso intrigará seus assinantes e muitos entrarão em sua loja para ver o que acaba de chegar e, quem sabe, acabar fazendo uma excelente aquisição!
Graças aos seus esforços e marketing por e-mail, você terá feito mais algumas vendas!
4. Mantenha seus preços competitivos
As pequenas empresas têm muita influência na precificação de seus produtos e serviços. Você pode ser mais flexível e responder às condições do mercado do que empresas maiores e oferecer preços competitivos que atraem clientes.
Não se esqueça de avaliar o perfil de renda dos seus clientes em potencial.
Famílias que vivem com um salário mínimo provavelmente não farão compras recorrentes de alto valor (exceto se forem produtos essenciais).
Pense como o seu cliente pensa e isso permitirá que você vença a concorrência e gere mais receita.
5. Crie um Programa de Fidelidade
Como proprietário de uma empresa, você deve encontrar maneiras de incentivar os clientes a voltarem – uma maneira inteligente de fazer isso é por meio de um programa de fidelidade.
Os programas de fidelidade podem assumir muitas formas diferentes, mas todos compartilham um objetivo comum: fornecer um incentivo para que os clientes continuem fazendo negócios com você.
Você pode dar a seus clientes um cartão de pontos se for dono de uma cafeteria, por exemplo.
A cada dez cafés comprados, eles ganham um de graça. Este programa incentiva os clientes a retornarem repetidamente ao seu negócio, aumentando as vendas.
Você também pode oferecer descontos ou produtos especiais aos membros do seu programa de fidelidade. Isso dá aos clientes um incentivo para se inscrever e ajuda a criar fidelidade à marca. Um programa de fidelidade bem projetado pode ser uma ferramenta valiosa para aumentar as vendas em sua pequena empresa.
6. Avalie suas vendas regularmente e faça as alterações necessárias
Como proprietário de uma pequena empresa, você deve avaliar regularmente seu negócio e fazer as alterações necessárias se quiser mais vendas.
Digamos que você tenha uma loja de roupas, mas não esteja vendendo tantos casacos quanto gostaria. Nesse caso, você pode tentar realizar uma liquidação de roupas de frio ou apresentar casacos com mais destaque em sua loja para aumentar as vendas.
Também é inteligente ficar de olho na concorrência e ver quais mudanças eles estão fazendo que podem afetar seus negócios.
Por exemplo, se uma nova loja de roupas abrir em sua área, talvez seja necessário ajustar seus preços ou estratégia de marketing para se manter competitivo.
Avaliar regularmente o seu negócio e fazer as mudanças necessárias é essencial para aumentar as vendas e manter seu pequeno negócio prosperando.