AMAZONAS ATUAL
quarta-feira, 14 abril, 2021
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Elias Cruz da Silva
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Elias Cruz da Silva
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Dia a Dia

Em meio à crise, Brasil envia maior avião de carga para treinar nos EUA

15 de janeiro de 2021
no Dia a Dia
1
CompartilharTweetEnviar
Embraer KC-390 Millennium da FAB é o maior avião de carga do Brasil (Foto: Divulgação/FAB)
Por Igor Gielow, da Folhapress

SÃO PAULO – Em meio ao agravamento da pandemia, com a falta de oxigênio em Manaus, e às vésperas da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Brasil perdeu uma das suas parcas estrelas do combate logístico à crise sanitária.

Trata-se de um avião de transporte Embraer KC-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira), um dos quatro em operação no país. É a aeronave com maior capacidade de carga em serviço, podendo levar até 26 toneladas.

O avião chegou na terça, 12, a Alexandria, Louisiana (EUA), e ficará até 5 de fevereiro participando de um treinamento militar conjunto com os americanos, chamado Culminating (culminando, em inglês).

O modelo, cuja primeira unidade entrou em serviço em setembro de 2019 e a mais recente, em dezembro passado, está sendo usado intensamente em missões de apoio ao longo do ano. Na quarta, 13, um deles levou 8 toneladas de equipamentos justamente para Manaus.

O jornal Folha de S.Paulo questionou na noite de quinta a Força acerca da decisão de enviar o avião mesmo com a necessidade no Brasil e se havia a possibilidade de chamá-lo de volta. Ainda não obteve resposta.

Um coronel aviador alega que a retirada de operação de uma aeronave em nada prejudicará as atividades contra a Covid-19. A Força tem nominalmente 20 modelos antigos Lockheed-Martin C-130 Hércules, que levam até 19 toneladas de carga, e 11 C-105 Amazonas, que leva 7 toneladas.

Talvez sim, tanto que Hércules estão sendo usados para levar cilindros de oxigênio para Manaus – só na quinta, 14, foram 18 toneladas em dois voos. Eles têm alcance algo maior do que os KC-390 plenamente carregados, mas o avião da brasileiro é bem mais rápido (870 km/h ante 600 km/h do modelo americano).

Também na quinta, circulou por meio de um deputado amazonense a informação de que o Brasil poderia pedir ajuda dos EUA, que enviariam mais oxigênio num avião de transporte C-5 Galaxy, um velho gigante que leva até 127 toneladas.

O argumento do militar é menos defensável quando se lembra que o governo federal quer começar a vacinar pessoas pelo Brasil a partir do dia 20, caso a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprove os dois imunizantes que analisa no domingo, 17. Para isso, lembra o mesmo coronel, seria ideal ter toda a frota com o melhor equipamento disponível. Cada avião pode contar, isso sem mencionar a questão simbólica das prioridades.

A FAB descreveu cada passo da ida do avião aos EUA em seu canal no YouTube.

A decisão também ocorreu num momento em que já há questionamentos nas Forças Armadas acerca da presença do general da ativa Eduardo Pazuello à frente do Ministério da Saúde. Em dezembro, o comandante do Exército, Edson Leal Pujol, afirmou que não deveria haver militares na política.

O exercício militar em si é de enorme valor operacional para a FAB, e faz parte de uma aproximação entre Brasil e Estados Unidos iniciada em 2017, no governo de Michel Temer (MDB). A presença brasileira estava programada desde o ano passado. Diversas coisas saíram desse movimento, como a polêmica presença de oficiais brasileiros no Comando Sul dos EUA.

O Culminating é, como o nome diz, um dos pontos culminantes da associação. O exercício de ataque aerotransportado começou em janeiro, com a presença de 203 homens da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército.

Eles estão treinando com alguns dos melhores especialistas na área do mundo. O KC-390 se integrou ao grupo agora para seu primeiro exercício militar conjunto no exterior, não só com a Força Aérea americana, mas também com canadenses e italianos.

O ponto alto será um treinamento em que o KC-390 voará com 9 gigantes Boeing C-17 Globemaster e 6 C-130J, a versão mais moderna do Hércules. Numa noite, o grupo terá de lançar 4.000 paraquedistas em pontos do “território inimigo” simulado em Louisiana.

Do ponto de vista de emprego, será um marco para o avião, que entrou em operação pouco antes da pandemia e, nas palavras de um brigadeiro, não parou de cruzar os céus nem um minuto. Até aqui, ao menos.

Isso não significa uso exclusivo. O KC-390 seguiu com sua campanha de testes de certificação final, lançando seus primeiros paraquedistas após ser incorporado à FAB em 9 de dezembro passado. Mas isso em território brasileiro.

A Embraer começou a desenvolver o cargueiro multimissão a pedido da FAB em 2008, com investimento de R$ 5 bilhões retornáveis em forma de royalties de exportação ao longo dos anos.

O Brasil encomendou 28 unidades por R$ 7,2 bilhões, em 2009. Dois outros países já fizeram pedidos, ambos da Otan (aliança militar ocidental): Portugal (5) e Hungria (2).

Se a visita aos EUA visa capacitar os operadores e testar o avião em simulações de combate real, há um componente comercial: ele poderá chamar a atenção dos americanos, donos do maior mercado aeronáutico militar do mundo e que têm no horizonte a substituição de seus Hércules.

No mercado internacional, o avião é vendido como C-390, e a versão KC indica que ele tem capacidade de reabastecimento aéreo (C é o código militar para transporte e K, de avião-tanque).

Assuntos: aviãoavião de cargabrasilCargaeua
CompartilharTweetEnviar
PUBLICIDADE

VejaNotícias

Alunos em sala de aula
Dia a Dia

Terminam nesta quarta as inscrições para o Sisu do primeiro semestre

14 de abril de 2021
Inpa denuncia desmatamento na reserva Ducke pela Eletrobras
Dia a Dia

Empresa quer tribunal arbitral para destravar Linhão de Tucuruí no Amazonas

14 de abril de 2021
Complexo da Ponta Negra
Dia a Dia

Ladrões furtam cabos de energia da Ponta Negra e prejudicam comerciantes do local

13 de abril de 2021
Ex-jogador Edmundo teve processo declarado prescrito pelo STF (Foto: Facebook/Edmundo/Reprodução)
Dia a Dia

STF declara prescrição e livra ex-jogador Edmundo de punição por acidente

13 de abril de 2021
Sarah e Gil ganham Prova do Líder após Pocah fazer ‘um pouco de xixi’
Dia a Dia

Dinheiro para projetos na Amazônia só com resultados, afirmam embaixadores

13 de abril de 2021
cesta básica
Dia a Dia

Mais de 125 milhões de brasileiros sofreram insegurança alimentar na pandemia

13 de abril de 2021
Bares geraram aglomeração na Praça do Caranguejo (Foto: Detran-AM/Divulgação)
Dia a Dia

Donos de bares em Manaus não têm como controlar clientes bebendo, diz Fecomércio

13 de abril de 2021
MPF recorre à Justiça para obrigar Sovel da Amazônia a cumprir ordem judicial (Foto: Google Maps/Reprodução)
Dia a Dia

MPF aciona Justiça para obrigar indústria de papel a reparar danos ambientais em Manaus

13 de abril de 2021
Justiça manda Governo do Amazonas construir centro socioeducativo em Eirunepé
Dia a Dia

Justiça manda Governo do Amazonas construir centro socioeducativo em Eirunepé

13 de abril de 2021
Internados com Covid-19
Dia a Dia

Internação é 65% menor que no pico da 2ª onda em Manaus, mas pacientes ainda lotam UTIs

13 de abril de 2021
Exibir mais notícias
Próxima notícia
Estruturas de ferro vão formar enfermarias (Foto: Carlos Soares/SSP-AM)

Tendas são instaladas em hospital de Manaus para funcionar como enfermarias

máscara contra a Covid-19

Antes de ter sintomas, pessoas com Covid-19 já transmitem a doença, diz infectologista

White Martins lança programa de estágio com vagas no Amazonas

Juiz manda White Martins ampliar instalações para garantir oxigênio em Manaus

+Comentadas 1

  1. Explor@dor says:
    3 meses atrás

    Lamentável crise humanitária e sanitária em Manaus. Se os recursos repassados pelo Gov Federal tivesses sido aplicado como deveria e se a gestão pública se comprometesse com o povo principalmente durante a campanha eleitoral de 2020. As consequências de hoje é resultado da gestão falha. Responsabilidade sobre a saúde municipal não é do Gov Federal.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AMAZONAS ATUAL

© 2021 Amazonas Atual Comunicação

Navigate Site

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Eduardo Costa
    • Elias Cruz da Silva
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Oreni Braga
    • Patricia Portugal Benfica
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos

© 2021 Amazonas Atual Comunicação