Por Felipe Campinas, da Redação
MANAUS – Sondagem da Perspectiva Mercado de Opinião divulgada neste domingo, 18, aponta que 27,3% dos moradores de Manaus se informam sobre a campanha eleitoral através de aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Quando o assunto é sentimento, 17,3% disseram que amam a capital amazonense.
Aos entrevistados foi apresentada uma lista com 13 opções de fontes de informação e, posteriormente, foi feito o seguinte questionamento: “Dessas fontes de informação, qual a que você mais utiliza para se informar sobre a campanha eleitoral?”. Segundo a pesquisa, 14,1% afirmaram que não acompanham a campanha.
De acordo com os dados da Perspectiva, 27,3% disse que se informa em aplicativos de mensagens, 22,8% pela televisão, 13,3% nas mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter), 6,6% em jornais impressos, 6,1% em sites de notícias e blogs, 4,3% em conversas com parentes, amigos e colegas de trabalho e 1,9% no rádio.
Cerca de 0,9% responderam que se informam sobre a campanha eleitoral na igreja, 0,8% em páginas e sites de candidatos, 0,7% em grupos acadêmicos, 0,5% em outros meios de comunicação, 0,5% na associação do bairro, e 0,2% nas escolas, universidades e cursos.
Ao serem questionados sobre qual sentimento positivo ou negativo têm por Manaus, 17,3% afirmaram que sentem amor, 15,9% admiração, 12,4% esperança, 8,8% decepção, 7,8% gratidão, 7,4% orgulho, 6,4% frustração, 6,1% vergonha, 4,6% confiança, 4,1% simpatia, 3,8% desconfiança, 1,2% antipatia, 0,8% egoísmo e 0,8% raiva.
Cerca de 4% disseram que sentem mágoa de Manaus e 0,4% generosidade. Não souberam dizer o que sentem pela capital amazonense 1,7% dos entrevistados.
De acordo com a pesquisa, 63,7% afirmaram que não participam da vida política da cidade; 13,5% afirmaram que compartilham notícias sobre o município pelas redes sociais; 5,4% assinam petições ou abaixo-assinados; 4,6% participam de trabalhos voluntários direcionados para pessoas carentes; e 3,0% participam de associação comunitária.
Ainda de acordo com a sondagem, 2,6% compartilham notícias sobre o município pelos aplicativos de mensagens; 1,8% fazem parte de uma associação ou movimento social; 1,6% participam de associações ou ONGs que atuam em áreas como saúde, educação e moradia; 0,9% fazem parte de algum conselho participativo municipal; 0,7% fazem parte de algum grupo artístico ou cultural; 0,7% fazem parte de movimento estudantil.
Cerca de 0,6% participam de palestras, congressos ou debates que discutam a cidade; 0,5% participam de protestos, manifestações ou passeatas de rua; e 0,4% participam de audiências públicas presenciais.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número AM-05472/2020, com 1.000 entrevistas na cidade de Manaus, nos dias 12 e 13 de outubro. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.
Veja o resultado da pesquisa.