
MANAUS – No primeiro ano completo da administração do governador José Melo (Pros), os gastos com publicidade e propaganda caíram 7,75%, o que representa quase R$ 4 milhões a menos (exatos 3.979.333,86). Em 2014, quando Melo assumiu o governo em abril, depois da saída de Omar Aziz para disputar as eleições daquele ano, a Agência de Comunicação Social gastou R$ 51.289.829,50. No ano passado, os gastos somados da extinta Agecom e da Secom (Secretaria de Estado de Comunicação) chegaram a R$ 47.310.495,64, de acordo com o item pagamentos consolidados no Portal da Transparência do Governo do Amazonas.
Só para as empresas de publicidade e propaganda foram destinados R$ 44,9 milhões em 2015 contra R$ 64,6 milhões gastos em 2014. Neste caso, a queda foi de apenas 3,5%.
O montante de recursos para as empresas de publicidade e propaganda, que se destinam tanto à produção quanto à veiculação nos meios de comunicação de massa, é dividido entre três grandes empresas: a Kintaw Design e Publicidade, a Mene e Portela Publicidade e a Tape Publicidade. Entrou na soma feita pelo AMAZONAS ATUAL uma quarta empresa, a 1001 Filmes, Produções e Eventos, responsável pela produção de conteúdo em vídeo que também é veiculada nos meios de comunicação.
Nos dois últimos anos, a Tapa Publicidade ficou com a maior fatia: foram R$ 30,5 milhões nos dois anos, sendo R$ 14,5 milhões em 2015 e R$ 16 milhões em 2014. Em seguida aparece a Mene e Portela, com R$ 14,3 milhões em 2015 contra R$ 14,4 milhões no ano anterior. A Kintaw foi a que teve a maior queda: recebeu R$ 11,7 milhões no ano passado ante R$ 14,1 milhões em 2014.
A 1001 Filmes, ao contrário da Kintaw, teve o volume de recursos dobrados no ano passado em relação a 2014, quando ela recebeu R$ 1,99 milhão. Em 2015, a mesma empresa recebeu R$ 4,3 milhões.
Desembolso para as empresas de publicidade em 2015
Desembolso para as empresas de publicidade em 2014