
Por Francisco Carlos de Assis e Mateus Maia, do Estadão Conteúdo
BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (23) que o Brasil viveu várias tentativas de golpe e nunca puniu ninguém. Ele participou de entrevista no portal ICL Notícias.
Segundo o ministro, se não se punir uma tentativa de golpe de Estado como, segundo ele, o STF (Supremo Tribunal Federal) está fazendo, os golpistas conseguem completar seu objetivo.
Haddad também afirmou que a reforma do Imposto de Renda aprovada durante sua gestão foi a primeira vez que o país toca no tema da desigualdade. Ele repetiu que o Brasil está entre os dez países mais desiguais do mundo.
O ministro afirmou que, aos poucos, o Brasil começa a lidar com temas antes “intocáveis” e que, com os protestos do último domingo promovidos pela esquerda volta a haver uma “chama” no país que lhe dá esperança de uma mudança para melhor.
Haddad disse que não faz sentido em taxar commodities como fez o governo dos Estados Unidos com parte das exportações brasileiras para aquele país.
Segundo Haddad, desde o início ele comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que 2/3 das exportações aos EUA não são afetadas pelo tarifaço e que não era preciso realocar essas vendas.
Para ele, haveria pouco impacto macroeconômico e que o Brasil não teria dificuldade de encontrar novos compradores para seus produtos que são os “melhores do mundo”. Ele classificou as sanções norte-americanas como “descabidas” e que Lula está mantendo uma postura sóbria, sem usar o tema como palanque.
