Por Diogo Rocha, do ATUAL
MANAUS – Classificados para a segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, Nacional (AM) e Tuna Luso (PA) se enfrentam neste domingo (16), no Estádio da Colina, zona oeste de Manaus, em um confronto direto pela liderança do Grupo A1. A partida, válida pela 13ª e penúltima rodada da etapa inicial, começará às 15h.
Depois de empatar em 1 a 1 com o conterrâneo Princesa do Solimões (AM), no domingo passado, e perder o 1º lugar da chave para a Tuna, a equipe do Leão da Vila Municipal precisa de uma vitória simples. Se derrotar o rival paraense, o Nacional volta a ser líder isolado do G-4.
Atualmente, a diferença na pontuação entre Nacional e Tuna Luso é mínima. O time amazonense é superado por apenas 1 ponto (24 a 25) na tabela. Em boa fase na quarta divisão, o Naça não pode ser alcançado nem pelo 3º colocado, o Águia de Marabá (PA), que com 20 pontos chega no máximo aos 23 nesta rodada.
A situação proporciona tranquilidade ao técnico João Carlos Cavalo para escalar os novos reforços: o meia Gabriel Davis, de 33 anos, e o atacante Matheus Sacramento, de 24 anos. Ambos atuaram por clubes do Amazonas.
Ex-Paysandu, Davis jogou pelo Manaus FC e Amazonas FC entre 2020 e 2022, enquanto Sacramento vestiu a camisa do Manauara, em 2021, e Rio Negro no ano passado. Os dois jogadores recém-contratados estão regularizados e devem estrear neste domingo.
“Vai estar relacionado [Matheus Sacramento] juntamente com o [Gabriel] Davis. São peças importantes e nós temos um confronto direto contra uma equipe forte, que é da Tuna, e neste momento jogadores desse porte são de uma importância essencial”, disse Cavalo.
Princesa no desespero
Também neste domingo pelo Grupo A1, outro representante do Amazonas na Série D, o Princesa do Solimões, define as chances de classificação à próxima fase. Em 6º lugar, o Tubarão enfrentará o vice-lanterna São Francisco (AC) a partir das 17h (de Manaus) no Estádio Florestão, em Rio Branco. O time do interior do Estado precisa desesperadamente vencer e torcer pelos tropeços dos rivais.
Em caso de derrota fora de casa e triunfo dos adversários diretos pelas últimas vagas à próxima etapa da competição [São Raimundo-RR e Humaitá-AC], o Princesa estará matematicamente eliminado. Restará apenas cumprir tabela na última rodada.
Pela chave, o Mundão, de Roraima, e o rival acreano têm os mesmos pontos (15) da equipe de Manacapuru, mas possuem uma vitória a mais. E conforme o regulamento, o maior número de vitórias é o primeiro critério de desempate.