O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Documentário ‘O Rio Negro São as Pessoas’ estreia no Teatro Amazonas

27 de maio de 2019 Variedades
Compartilhar
Além da exibição do documentário será lançado o livro fotográfico “O rio, as pessoas, o filme”, de Maringas Maciel e Bárbara Umbra (Foto: Maringas Maciel)

Da Redação

MANAUS – Filmado em 2018, o documentário “O Rio Negro São as Pessoas”, dirigido por João Tezza Neto e Juliana Barros, vai estrear em Manaus no sábado, 1º, às 20h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita. Além da exibição, seguida de debate com a equipe, a programação também conta com o lançamento do livro fotográfico “O rio, as pessoas, o filme”, do fotógrafo Maringas Maciel e da fotógrafa Bárbara Umbra.

As duas obras apresentam personagens e situações em comunidades e cidades ribeirinhas, num recorte geográfico abrangendo a região do Baixo Rio Negro, no entorno do arquipélago de Anavilhanas. O livro e o documentário são resultado de uma coprodução entre Ave Lola Espaço de Criação (PR) e Árvore Alta (AM).

Após o lançamento em Manaus, que conta com o apoio da Sec (Secretaria de Estado de Cultura), a programação de estreia segue para a cidade de Novo Airão, nas comunidades Renascer e Tumbira. No dia 11 de junho, a estreia acontece na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, às 19h, e no dia 18, em Curitiba, às 19h30, na Cinemateca.

Para o diretor João Tezza Neto, “O Rio Negro São as Pessoas” não se detém a contar histórias de pessoas.

“Tanto o filme quanto o livro são homenagens ao rio Negro e às pessoas e a lugares que ele abraça. Isso inclui Manaus, que como bem lembrou uma das personagens, é uma cidade ribeirinha. Estamos muito felizes com a oportunidade de estrear trazendo as pessoas que filmamos para se assistirem no Teatro Amazonas, no ano em que Manaus completa 350 anos”, ressalta Tezza.

Na região do baixo rio Negro, no entorno do Parque Nacional de Anavilhanas, o documentário “O Rio Negro São as Pessoas” procura revelar a dinâmica da vida ribeirinha: o que é crescer livre, nadando num rio imenso e escuro; o que é a necessidade de partir, o desejo esquecido de voltar e a escolha por ficar. São gerações que resistem em terras que foram conquistadas antes mesmo do Brasil e que, ainda hoje, o Brasil pouco conhece.

Sobre o projeto – Conhecer a Amazônia brasileira e as pessoas que nela habitam é uma forma de compreender a pluralidade cultural existente neste país de dimensões continentais e realidades tão distintas.

Por esse motivo, o projeto nasceu com o intuito de registrar de uma forma sensível as pessoas que vivem às margens do rio Negro, um cotidiano que tanto se mistura aos mitos amazônicos quanto se distancia do imaginário comum dos que estão mais afastados da floresta.

O projeto “O Rio Negro São as Pessoas”, filme e livro, foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização da Ave Lola Espaço de Criação e Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial da Cultura. Foi coproduzido pela Árvore Alta Realizações Artísticas e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe.

Sobre o filme

“O Rio Negro São as Pessoas” (2019)

Documentário / 52 minutos

Direção: João Tezza Neto e Juliana Barros

Notícias relacionadas

Morre Bonnie Tyler, aos 75 anos, a cantora da voz rouca

Anne Hathaway diz que se preparou para o papel errado em ‘Batman’

Matt Damon revela dieta rigorosa para interpretar Odisseu

‘Deu bola para mim’, diz Fernanda Torres sobre Pedro Bial

Sylvester Stallone faz 80 anos; confira 30 filmes do astro de ação

Assuntos Juliana Barros, O Rio Negro São as Pessoas, oão Tezza Neto, Teatro Amazonas
Redação 27 de maio de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Orquestra e guitarra tornam o rock mais clássico na Série Encontro das Águas (Foto: Divulgação)
Variedades

Série Encontro das Águas tem espetáculos inéditos no Teatro Amazonas

16 de junho de 2026
A alta de 13,5% no ano passado é quase o triplo do IPCA (Foto: Michael Dantas/SEC-AM)
Dia a Dia

Árvores gigantes, rios voadores e legado da borracha; conheça Manaus

8 de junho de 2026
Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas participam da óopera La Favorite (Foto: SEC/Divulgação)
Variedades

Ópera que não é encenada desde o século 19 será exibida em Manaus

27 de maio de 2026
Festival Amazonas de Ópera terá também espetáculos gratuitos (Foto: Esley Cavalcante/SEC Divulgação)
Variedades

Turandot abre Festival Amazonas de Ópera no domingo

15 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?