O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Variedades

Documentário de liderança ribeirinha será exibido em evento da ONU em Nova York

16 de setembro de 2019 Variedades
Compartilhar
Estudante de Gestão Pública e ativista socioambiental Odenilze participou da elaboração do roteiro do curta-metragem
(Foto: Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Nascida na RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) do Rio Negro, a jovem liderança ribeirinha Odenilze Ramos, de apenas 22 anos, assina um dos nove projetos selecionados para serem exibidos para chefes de Estado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

O documentário “Cipó de Jabuti” narra histórias das comunidades da Amazônia e é fruto do trabalho da jovem em parceria com mais dois coautores. 

Estudante de Gestão Pública, ativista socioambiental e integrante do Projeto Jovens Protagonistas, implementado pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Odenilze esteve envolvida no processo de apoio à elaboração do roteiro do curta-metragem. Por ser amazônida, usou a história da sua criação na comunidade para apresentar a Amazônia por meio da sua gente, trazendo as pessoas e histórias dos ribeirinhos como parte fundamental da floresta.

“Eu falo da Amazônia como não sendo somente uma causa, e sim como minha casa. O documentário surgiu a partir de um incômodo da minha parte de ver que existe muita gente falando de uma Amazônia que nem sempre é real, e da visão restrita da floresta como sendo só a maior floresta tropical do mundo e esquecendo a principal parte: as pessoas. Queremos contar a história da gente daqui, pessoas da Amazônia falando sobre a Amazônia”, contou a ativista ambiental.

Documentário – Lançado no dia 12 de agosto, o minidocumentário em realidade virtual “Cipó de Jabuti” foi gravado no coração da Floresta Amazônica, dentro da RDS do Rio Negro, uma das 42 unidades de conservação gerenciadas pela Sema. A história do curta-metragem narra o cotidiano das comunidades ribeirinhas do Rio Negro, enfatizando como a população local garante um bem-viver entre as pessoas e o ecossistema ao redor delas.

O minidocumentário aborda os temas de sustentabilidade, redução de desigualdades e conservação de tradições regionais. É um trabalho cuja coautoria é compartilhada entre Odenilze Ramos, Rafael Bittencourt e Guilherme Novak, em parceria com membros da Comunidade Global Shapers de todo o Brasil.

Vaquinha online – Para representar a Amazônia pessoalmente na Assembleia Geral da ONU, uma vaquinha online foi criada para arrecadar fundos para custear a viagem internacional. A meta é angariar R$ 7 mil. O link para doação é https://www.vakinha.com.br/vaquinha/odenaonu.

Liderança jovem ribeirinha – Com apenas 22 anos, a jovem Odenilze Ramos nasceu e cresceu na comunidade Carão, na RDS do Rio Negro. Desde a adolescência, ela participa de projetos de empoderamento comunitário e formação de lideranças jovens na floresta. Ela é uma das mobilizadoras do Projeto Jovens Protagonistas, implementado na RDS do Rio Negro pela Sema, com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), e passou também por formações do projeto Repórteres da Floresta, realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Sema.

Em seu novo projeto, Odenilze, junto a outros jovens moradores da unidade de conservação, criou um manifesto, que deu origem ao movimento “Somos Filhos da Floresta”, para falar da relação entre exploração e desigualdade social na Amazônia, a partir da ótica de quem mora e conhece a realidade local.

Notícias relacionadas

Morre aos 83 anos Gracindo Jr., ator que esteve na inauguração da TV Globo

Roberto de Carvalho diz que novo namoro não apaga luto por Rita Lee

Ator critica Tom Cruise por escolha de atriz para Dias de Trovão 2

Cantor Lionel Richie é internado novamente em UTI

Mel Gibson pede desculpas por zombar de intérprete de Libras

Assuntos Cipó de Jabuti, Odenilze Ramos, ONU
Redação 16 de setembro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Secretário de Defesa Pete Hegseth defende fim do Tribunal Penal Internacional (IMagem: Globo News/YouTube)
Política

EUA rejeitam direito internacional e defendem fim do tribunal da ONU

13 de agosto de 2026
Comunidade ribeirinha no Rio Abacaxis
Dia a Dia

Human Rights aciona a ONU para punir policiais do caso Rio Abacaxis, no AM

4 de agosto de 2026
Dia a Dia

Natureza é aposta para reduzir efeitos extremos do clima nas cidades

21 de maio de 2026
Ativista Thiago Ávila stá detido em Israel e ONU pede libertação (Foto: Instagram/Reprodução)
Dia a Dia

ONU pede libertação ‘imediata’ de Thiago Ávila detido em Israel

6 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?