![deputado federal Luiz Carlos Hauly- Foto Bruno Spada](https://amazonasatual.com.br/wp-content/uploads/2024/12/deputado-federal-Luiz-Carlos-Hauly-Foto-Bruno-Spada.jpg)
Do ATUAL
MANAUS – O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) afirmou em discurso na tribuna da Câmara que “dizer que o Brasil está quebrado é crime de lesa-pátria”. No discurso, o parlamentar disse que realizou pesquisa sobre a economia dos países que compõem a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Hauly disse que a oposição tem interesses econômicos e quer manipular o mercado, por isso promove especulação financeira que resulta no aumento das taxas de juros aplicadas pelo Banco Central e que prejudicam a população e a economia do país.
“Fiz uma análise comparativa com a média dos países da OCDE. Em todos os indicadores, os do Brasil são melhores, todos. No depósito brasileiro cambial em Nova York, o Brasil tem mais reserva que a média da OCDE. O Brasil tem o déficit público menor que a média da OCDE. É grande, é. Temos que combater o governo para que ele diminua o custo do governo, sim. Mas dizer que o Brasil está quebrado, isso é irresponsabilidade”, afirmou.
“É politicagem de mal gosto contra o nosso povo. É crime de lesa-pátria. O que o mercado financeiro vem fazendo com a economia chama-se crime contra a ordem econômica e a economia popular, meu caro presidente”, acrescentou o deputado.
“São crimes. É um conluio para aumentar taxas de juros do Banco Central, que se diz independente. Ora, se é independente ele não deveria ouvir a opinião do mercado financeiro. E não deveria aumentar a taxa do dólar, pois não há nenhum motivo. Somos superavitários na balança comercial. Que papo furado é esse. Não sou governo, não defendo o governo. Mas sou brasileiro patriota e defendo a economia brasileira”, defendeu.
Luiz Carlos Hauly está no oitavo mandato consecutivo, ou seja, há 30 anos, e é conhecido pelo engajamento histórico em temas como reforma tributária e também pela oposição que fez aos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff.
Hauly é um ex-tucano e integrou o PSDB quando o partido era protagonista político e tinha o PT como principal rival. Em 2022, ficou como suplente e só assumiu a cadeira na bancada paranaense a partir da cassação do mandato de Deltan Dallagnol, hoje filiado ao Novo.
OCDE
A OCDE é composta pelos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, México, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça e Turquia.
Confira o discurso de Luiz Carlos Hauly.