
Do ATUAL
MANAUS – A partir de segunda-feira (23) não será mais aceito o pagamento em dinheiro para a passagem de ônibus em terminais e estações e 14 linhas em Manaus. O Sinetram(Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas) afirma que a mudança integra a digitalização do sistema de transporte público da capital e cumpre Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Amazonas.
O TAC, firmado no Procedimento Administrativo nº 026.2019.000002 e no Inquérito Civil nº 015.2017.000040, estabeleceu diretrizes e obrigações para melhorar a segurança no transporte coletivo urbano. A eliminação do pagamento em dinheiro dentro dos ônibus e instalações operacionais é um dos compromissos assumidos pelas empresas.
Com o fim do pagamento em espécie o acesso aos terminais e estações será permitido exclusivamente por meios eletrônicos: Cartão PassaFácil, QR Code gerado pelo aplicativo “Cadê Meu Ônibus Recarga” e cartões bancários por aproximação (EMV) – estes últimos aceitos somente nas entradas dos terminais.
Quatorze linhas de ônibus também vão operar exclusivamente com pagamento digital. As linhas selecionadas são: 616, 125, 672, 300, 019, 690, 605, 623, 042, 209, 102, 625, 708 e A407. A escolha levou em conta estudos operacionais que indicaram baixo índice de uso de dinheiro em espécie, o que facilita a transição para o novo modelo.
O Sinetram ampliou o atendimento para a emissão do Cartão PassaFácil, na modalidade Comum, sem necessidade de agendamento. Os postos de atendimento funcionam na sede do sindicato (Av. Constantino Nery), no Shopping Phelippe Daou, Terminal 7 (7h às 16h45) e nos demais terminais de integração (7h às 19h, de segunda a sexta-feira). É necessário apresentar RG e CPF. Para segunda via, aplica-se uma taxa de R$ 20.
Também é possível solicitar o cartão online, escolhendo recebê-lo em casa ou retirá-lo em um terminal. O serviço está disponível pelo aplicativo Telegram, buscando a assistente virtual Sindy (@sindy_sinetram_bot).
Será disponibilizado cartões pré-pagos em estações de transferência e outros pontos estratégicos nas rotas das linhas contempladas, permitindo recarga instantânea, sem necessidade de cadastro prévio.
Terminais de autoatendimento estarão disponíveis em todos as estações aceitando débito, crédito, Pix e também dinheiro em espécie para recarga. Assim, o passageiro pode carregar seu cartão sem depender de atendentes, mantendo a conveniência mesmo com a retirada do pagamento em dinheiro nos coletivos.
O Cartão PassaFácil continua oferecendo a integração temporal, permitindo ao usuário utilizar duas linhas em sequência, no mesmo sentido, sem pagar nova tarifa, dentro do período regulamentado.
Essa jogada é para cobrar mais caro, pois com o passa fácil o valor é 6,00 reais e com dinheiro é 5,00 reais