O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Dez senadores votaram apenas pela abertura do impeachment

12 de maio de 2016 Política
Compartilhar
Comissão Especial do Impeachment 2016 (CEI2016) realiza reunião de trabalho para o encaminhamento pelos líderes e votação do Relatório. Mesa: presidente eventual da CEI2016, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) relator da CEI2016, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Depois da decisão desta manhã, a presidente fica afastada por até 180, enquanto a Comissão Especial do Impeachment no Senado avalia agora o mérito da questão (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

BRASÍLIA – Dos 55 senadores que votaram na manhã desta quinta-feira, 12, pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff, pelo menos dez declararam que votavam apenas pela abertura do processo de impeachment ou que poderiam mudar o seu voto na decisão final. Desta forma, não há garantia ainda da quantidade de votos necessária para o impedimento definitivo da presidente.

Depois da decisão desta manhã, a presidente fica afastada por até 180, enquanto a Comissão Especial do Impeachment no Senado avalia agora o mérito da questão, ou seja, se a presidente de fato cometeu crime de responsabilidade. Para concretizar o impeachment, são necessários dois terços dos senadores, num total de 54 votos.

Para o presidente do PMDB, Romero Jucá (RR), os 55 votos conquistados demonstram que já é possível cassar a presidente na fase do julgamento. Em contrapartida, um dos principais porta-vozes do PT, senador Lindbergh Farias (RJ), ponderou que muitos votaram apenas pela admissibilidade e que era possível reverter o quadro conforme a condução do novo governo Temer. “Para evitar o impeachment, precisamos reverter apenas dois votos”, disse.

“Eu voto pela abertura do processo, deixando em aberto qual vai ser a decisão quando nós analisarmos o centro do assunto. Hoje não é o fim do processo, é o começo”, anunciou o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), durante seu discurso.

O senador Edison Lobão (PMDB-MA) também esclareceu que o voto de hoje não era uma antecipação de sua posição no julgamento. “O voto que darei não é pelo impeachment, mas pela admissibilidade do processo de investigação proposto. Convém acentuar que a votação de hoje não encerra o processo. Na prática, autoriza o andamento dele.”

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que era aliado do governo, disse que sentia enorme pesar em votar pela abertura do impeachment. Ele tomou essa posição após seu partido fechar questão contra a presidente. “O voto que profiro agora não é de condenação da presidenta, não é de afastamento definitivo, mas de abertura do processo”, afirmou. Benedito de Lira (PP-AL) também anunciou que essa era a posição hegemônica do seu partido e que votaria pela admissibilidade “infelizmente”.

Outro que não se comprometeu com a questão do mérito do processo até por uma razão de isenção, foi o presidente da Comissão do Impeachment, Raimundo Lira (PMDB-PB), que frisou que o voto era apenas de admissibilidade. Entretanto, o senador tem um histórico de boas relação com o governo, tendo sido, inclusive, cotado para liderar a bancada após a prisão do ex-senador Delcídio Amaral.

Ausências

Fora os dez votos restritos à abertura, houve ainda três ausências na votação desta manhã. Duas delas são de senadores que, segundo os próprios integrantes da bancada do PMDB, apoiam a presidente Dilma Rousseff: Jader Barbalho (PA) e o ex-ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (AM).

Por outro lado, a terceira ausência foi do suplente do ex-senador Delcídio Amaral, cassado na terça-feira. Pedro Chaves ainda é uma incógnita, mas caso herde o posicionamento de Delcídio, votará pelo impeachment.

Na balança, soma-se ainda o voto do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Conduzindo a primeira votação, ele se eximiu da tarefa de se posicionar. Aliado de Dilma, Renan trabalhou diversas vezes para ajudar a presidente. Sua posição final, entretanto, deve se moldar de acordo com as circunstâncias do novo governo Temer, a opinião pública e sua própria situação como alvo da operação Lava Jato.

Veja a lista dos dez senadores que, em discurso na tribuna, deixaram claro que votavam apenas pela abertura do processo neste momento:

Cristovam Buarque (PPS-DF)

Hélio José (PMDB-DF)

Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)

Wellington Fagundes (PR-MT)

Ivo Cassol (PP-RO)

Benedito de Lira (PP-AL)

Edison Lobão (PMDB-MA)

Raimundo Lira (PMDB-PB)

Acir Gurgacz (PDT-RO)

Marcelo Crivella (PRB-RJ)

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

Bancada indígena: projeto reúne 47 pré-candidaturas de 16 estados para o Congresso

Flávio Bolsonaro e Romeu Zema defendem interesses de empresários sobre jornada de trabalho

Gilmar Mendes defende extradição de Carla Zambelli em novo pedido à Justiça da Itália

Câmara de Manaus aprova LDO de 2027 com previsão de concurso público

MPE emite parecer contra decisão de Nunes Marques que suspendeu pesquisa eleitoral

Assuntos golpe, Impeachment, Senado, votação
Valmir Lima 12 de maio de 2016
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Indígenas no Senado: candidatos buscam representativa dos povos originais (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Política

Bancada indígena: projeto reúne 47 pré-candidaturas de 16 estados para o Congresso

24 de junho de 2026
atletas
Esporte

Governo planeja criar Universidade Federal do Esporte em 2027

17 de junho de 2026
Plenário do Senado analisa nesta terça-feira projeto de lei que cria a Universidade Indígena (Foto: Carlos Moura/Agência Senado)
Política

Senado aprova projeto que protege de corte o orçamento de agências reguladoras

17 de junho de 2026
Senado votação
Política

Senado aprova a projeto que prevê renegociação das dívidas rurais

10 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?