
Do ATUAL
MANAUS – Dez leitos de UTI inteligente do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, estão conectados à Central de Comando das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Inteligentes do SUS (Sistema Único de Saúde). A inclusão foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (3). São 60 leitos em todo o país com tecnologia capaz de transmitir dados dos pacientes em tempo real.
A estrutura permite o acompanhamento remoto de informações como frequência cardíaca, níveis de oxigênio e pressão arterial. Os dados dos seis hospitais que possuem a tecnologia são enviados para uma central instalada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), que terá monitoramento 24 horas.
Além de Manaus, a rede reúne unidades em Recife (PE), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Segundo o Ministério da Saúde, a tecnologia utiliza inteligência artificial para auxiliar no acompanhamento dos pacientes e permitir uma atuação mais rápida diante de alterações clínicas.
“Estamos falando de inteligência artificial real em uso no SUS, não de ficção científica. É a tecnologia aplicada na prática para cuidar das pessoas, tendo a estrutura do sistema público como base e ampliando o acesso a um cuidado mais qualificado”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A expectativa do governo federal é que o monitoramento contribua para reduzir complicações clínicas e o tempo de internação, o que pode aumentar a disponibilidade dos leitos e o acesso aos serviços do SUS.
Expansão
Os 60 leitos atualmente em funcionamento fazem parte da primeira etapa da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão. O projeto prevê a expansão da tecnologia para 280 leitos em 14 instituições de saúde.
Na próxima fase, além dos monitores multiparâmetros e das centrais de monitoramento, estão previstos outros equipamentos, como respiradores pulmonares e camas inteligentes.
A iniciativa também inclui o chamado SAMU Inteligente, que pretende integrar o atendimento pré-hospitalar, as Centrais de Regulação e os hospitais. O serviço já está presente em bases de Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
O Ministério da Saúde informou ainda que a rede contará com apoio técnico e operacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e de uma organização social selecionada por edital.
