
Do ATUAL
MANAUS – Deslizamento de terra interditou trecho da Avenida Mário Ypiranga, na zona centro-sul de Manaus, no início da noite deste sábado (8). A terra caiu sobre a via, que é uma das principais da capital amazonense, durante forte chuva. Ninguém ficou ferido.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Manaus, Renato Júnior, o deslizamento foi ocasionado pelo acúmulo de lixo no alto do barranco. O trecho fica entre a Bola do Eldorado e a sede do Detran-AM, onde a Mário Ypiranga tem tráfego nos dois sentidos.
O trânsito na avenida ficou lento. Todas as faixas do sentido bairro/centro foram interditadas. Os veículos que trafegavam em direção ao bairro Adrianópolis tiveram que usar uma das faixas do sentido contrário. Agentes do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana de Manaus) e da Defesa Civil estão no local. Caminhões e retroescavadeiras estão sendo usados para retirar o entulho.
“É uma área de risco já tem algum tempo. Nós, através da Semulsp [Secretaria de Limpeza Pública] e da Seminf [Secretaria de Infraestrutura], já fizemos uma recuperação ao lado esquerdo [no sentido bairro/centro]. Agora, nessa área [lado direito], olha só a quantidade de lixo acumulado. Garrafas pet, plástico, muito lixo. Esse lixo estava acumulado ali em cima. É uma área particular”, afirmou Renato Júnior.
De acordo com o vice-prefeito, o descarte irregular de lixo colocou em risco a vida de quem trafega pela avenida. A umidade e o peso causaram o deslizamento de terra. O proprietário do terreno será notificado pela prefeitura sobre as irregularidades, informou Renato Júnior.
“O descarte de forma incorreta ocasionou a umidade e o peso, e o desbarrancamento do local, colocando em risco a vida dos condutores e das pessoas que por aqui passam todos os dias. O descarte incorreto do lixo ocasiona esse tipo de situação”, disse Renato Júnior. “A Prefeitura de Manaus já está com os caminhões, retroescavadeiras no local com os homens trabalhando para remover e liberar a pista”, completou.
Renato Júnior alertou para os riscos causados pelo descarte irregular de lixo em áreas de risco. “Fica um apelo à população. Manaus é uma cidade que tem muitas áreas de risco. A gente precisa que o lixo seja descartado da forma correta”, disse o vice-prefeito.
“Já fotografamos, já temos todos os registros da quantidade de lixo que está lá descartado de forma incorreta e acumulado. Com isso, gerando peso, sobrecarga muito grande, acúmulo de umidade gigantesca em uma área de risco”, completou Renato Júnior.