Da Redação
MANAUS – Um universo em que convivessem os elementos de cada obra foi a ideia central para a criação da identidade visual do 21º Festival Amazonas de Ópera, que acontece até 2 de junho. Elementos mesclados do ambiente de cada história e personagens escondidos estão na peça que agora vai fazer parte de um desafio nas redes sociais da SEC (Secretaria de Estado de Cultura).
Segundo a assessora de marketing da SEC, Karla Colares, a arte final, criada pelo designer Bruno Richelle, e o conceito surgiram em parceria com o Departamento de Marketing da secretaria e com o diretor artístico adjunto do FAO, o maestro Marcelo de Jesus. “O maestro Marcelo de Jesus nos apresentou os elementos de cada ópera e pediu que cada uma tivesse suas características representadas na arte. Foi então que decidimos criar um cenário fantástico”, disse Karla.
Elementos utilizados
Envolvida na cor azul, representando o vulcão da obra Kawah Ijen, a arte apresenta o barco de ‘Florencia en el Amazonas’, a floresta de ‘Dessana Dessana’, e esconde personagens e elementos das óperas ‘Faust’ e ‘Acis and Galatea’.
O maestro Marcelo de Jesus declarou que a ideia de colocar ‘easter eggs’ – elementos de referência escondidos – surgiu durante o processo de criação do cenário. “A ideia que apresentei para o designer Bruno Richelle era para que juntássemos os elementos de uma forma que não fosse apenas informativa, mas artística, que enriquecesse ainda mais o Festival. Então, quando vi pela primeira vez o barco de ‘Florencia’ na arte, pensei que poderia ter alguém dentro do barco, então o Bruno criou não apenas um, mas vários ‘easter eggs’ para serem encontrados”, revela o maestro.
Durante a temporada de ópera, também acontecerão atividades paralelas nos centros de convivências, shoppings, nos municípios de Manacapuru, Iranduba (no distrito do Cacau Pirera) e em Novo Airão; além do “Ópera delivery”, que levará sessões exclusivas de trechos de obras à casa dos amazonenses, e do projeto “Ópera Studio”, da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), que apresentará “La Boheme”, de Giacomo Puccini, no Teatro da Instalação.
Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.aloingressos.com.br, com valores que vão de R$ 5 a R$ 60.