
Do ATUAL
MANAUS – Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovaram projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão rondoniense ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, “pelos relevantes serviços prestados” ao Brasil, “que se estendem ao Estado”. A homenagem foi publicada no diário oficial da Assembleia na segunda-feira (16).
A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Delegado Lucas Torres (PP-RO), que agora avalia a “possibilidade jurídica” de revogar a concessão da honraria.
A homenagem ocorre no momento em que Israel e Palestina intensificam o conflito que dura anos, com milhares de mortos e feridos.
No projeto de decreto legislativo, o parlamentar afirmou que a liderança “inspiradora” de Netanyahu alcança o Estado de Rondônia e que aguarda “ansiosamente” a visita do premiê a Rondônia.
Em nota divulgada nesta terça-feira, o parlamentar afirmou que o projeto foi debatido na segunda quinzena de setembro e redigido no dia 3 de outubro, antes do início do conflito entre Israel e Hamas. “Infelizmente o protocolo do documento só ocorreu no dia 9 de outubro, quando os bombardeios já tinham iniciado”, afirmou Lucas Torres.
O deputado afirmou que avalia a possibilidade jurídica de revogar a honraria. “O Deputado lamenta profundamente as vítimas da guerra entre Israel e Hamas, e se solidariza com todos os cidadãos que estão sendo afetados por esse conflito devastador. E diante do fato e permanência dos bombardeios, o deputado está avaliando uma possibilidade jurídica de revogar a concessão do referido título”, disse Lucas Torres.
Veja o decreto legislativo:
