
Do ATUAL
MANAUS – A deputada estadual Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) propôs ao Governo do Amazonas criar cota de 3% do total de ingressos de eventos culturais e esportivos em espaços públicos para doadores de sangue.
Mayara Pinheiro sugere criar a campanha “Ingresso Doe Vida” pelo Hemoam (Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas).
Lei sancionada a partir de projeto da própria deputada, em 2020, institui a concessão de meia-entrada para doadores de sangue em eventos culturais, de lazer e esportivos no Amazonas.
“A cada doação, quatro vidas podem ser salvas. É necessário que o Poder Público crie soluções viáveis e efetivas para resguardar a vida de quem precisa de doação de sangue, seja de forma regular ou por situações únicas. Mas para isso precisamos incentivar as pessoas a doarem”, justificou a deputada.
O Hemoam convoca regularmente doadores de sangue quando o estoque atinge nível abaixo da quantidade regular de sangue disponível para atender hospitais de Manaus e do interior. Segundo a parlamentar, o banco de sangue está em baixa na maioria dos meses e a iniciativa visa justamente mudar essa realidade.
Em caso de implementação da cota, cada doador terá direito a um ingresso, havendo disponibilidade. Em caso de remanescentes, os ingressos podem ser devolvidos e acrescentados para venda regular. As empresas também poderão ser beneficiadas com uma unidade móvel de atendimento médico nos respectivos eventos.