
Do ATUAL
MANAUS — De janeiro a março deste ano, 125 pessoas foram presas no Centro de Manaus por crimes como roubo, furto, tráfico de drogas e homicídio. O número é 440% maior que o do mesmo período de 2025, quando foram registradas 23 prisões, segundo a SSP-AM (Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas).
De acordo com a Polícia Militar do Amazonas, o resultado está relacionado ao reforço do policiamento ostensivo e preventivo, com apoio do sistema de monitoramento “Paredão”.
O comandante da 24ª Cicom (Companhia Interativa Comunitária), major Victor Moraes, afirmou que as ações ocorrem durante o dia e à noite, incluindo abordagens e cumprimento de mandados.“O objetivo de reforçar a segurança e retirar de circulação pessoas que causam transtornos à população”, disse.
As equipes atuam em áreas de grande circulação, como terminais de transporte de passageiros e vias próximas ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa, conforme a polícia.
Ainda segundo o comandante, o uso de tecnologia, como reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, tem contribuído para o aumento das prisões, que chegam a uma média de 40 a 50 por mês.
