A afirmação foi feita na abertura da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2013), na noite desta quarta-feira
- Governador Omar Aziz diz, na abertura da Feira Internacional da Amazônia, que está certo da prorrogação da Zona Franca por mais 50 anos / Foto: Alex Pazuello/Agecom
MANAUS – O governador Omar Aziz afirmou nesta quarta-feira, 27 de novembro, durante a solenidade de abertura da 7ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2013), que a presença de mais de 300 estandes, inclusive com expositores de outros países, mostra a potencialidade econômica do Polo Industrial de Manaus, que o modelo Zona Franca é vencedor e tem que ser prorrogado. Ele afirmou ainda ter a convicção de que numa escala de 0 a 10, a possibilidade de prorrogação é de 11.
”Confio na palavra da presidenta Dilma Rousseff. Da última vez que estivemos juntos, ela me disse: Eu não serei desmoralizada, tenho um compromisso com o povo do Amazonas de que a Zona Franca será prorrogada por mais 50 anos”, lembrou o governador.
Omar Aziz participou da abertura da Fiam 2013 ao lado de autoridades, como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o vice-governador do Amazonas, José Melo; o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira; e o secretário executivo do Ministério Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Shaeffer. O evento, realizado no Studio 5 Centro de Convenções, vai até o dia 30 de novembro.
Aos participantes do evento de abertura, ele ressaltou que a certeza da prorrogação se dá também pelo polo industrial estar consolidado e ser bastante competitivo, principalmente na área de informática e de eletroeletrônicos, resultado das condições criadas pelo Governo do Estado para atrair as indústrias.
“Somos os maiores produtores de celulares do Brasil. Há três anos este segmento estava praticamente parado”, disse, ao ressaltar que não vai medir esforços na luta pela preservação dos incentivos fiscais e das vantagens comparativas garantidas constitucionalmente à Zona Franca, inclusive recorrendo ao Supremo Tribunal Federal, quando as vantagens forem ameaçadas.
O Governo do Amazonas tem participação expressiva na feira, com um estande exclusivo e a participação de diversos órgãos, além de uma diversificada programação. Estado anfitrião do evento promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Amazonas tem como eixo de apresentação na Fiam os avanços em tecnologia e inovação, os projetos de promoção do desenvolvimento, além das perspectivas de negócios na área naval, de mineração e logística e o projeto de Parcerias Público-Privada (PPP).
Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), o estande do Estado está dividido em seis eixos estratégicos para a administração estadual: o de Infraestrutura, com as principais obras; Setor Produtivo, que envolve os órgãos do setor primário e terá como principal evento o lançamento do Atlas do Setor Primário do Amazonas; o de Educação, envolvendo os principais programas e projetos do governo na área; o de Segurança, que tem como carro-chefe o programa Ronda no Bairro; o Espaço Copa 2014 e o Eixo da Saúde, onde se poderá observar projetos como o Hospital da Zona Norte, primeiro modelo de parceria público-privada do Estado, que está em execução.
Palestras e seminários
O Estado também participará com uma rodada de palestras e seminários que começa nesta quinta-feira, dia 28, à noite, com o seminário de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, contando com a participação de empresas e especialistas da Universidade do Novo México. Neste seminário serão abordadas as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas para atender as necessidades da população em relação à água potável, aproveitamento de energia sustentável, preservação ambiental e monitoramento.
Está confirmada a presença do presidente da Acqua Access, Rondey Herrington, empresa que detém sistema inovador de geração de cloro. Também estará na 7ª Fiam o professor emérito de administração e presidente do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Universidade do Novo México, Suleiman Kassichienh.
O secretário estadual de Planejamento, Airton Claudino, tratará sobre a Importância da Indústria Sustentável para a Região. O secretário estadual de Mineração, Daniel Naval, abordará o tema Água para a sustentabilidade do planeta.
Espaço Copa
O estande da Copa do Mundo estará na entrada do espaço do Governo do Amazonas na Fiam e fará com que o visitante se sinta dentro do estádio, através da adesivagem das paredes e de um gramado sintético. No local também haverá informações sobre a Copa no Estado, programa Brasil Voluntário e inscrições para visitação à Arena nos dias 29 e 30 de novembro. Participam do estande da Copa, além da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e as Secretarias de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da Educação (Seduc).
Durante o evento haverá inscrições para as últimas visitações públicas à construção da Arena da Amazônia, que está prevista para ser entregue em 20 de dezembro. A Fiam encerra uma semana antes do Sorteio da Copa do Mundo, que acontece na Costa do Sauipe, na Bahia.