O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Datafolha registra 40% de intenção de voto para Lula e 31% para Flávio Bolsonaro

22 de maio de 2026 Política
Compartilhar
Lula mantém vantagem sobre Flávio Bolsonaro em pesquisa de intenção de voto (Fotos: Marcelo Camargo/ABr e Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Lula tem 9 pontos percentuais de vanatgem sobre Flávio Bolsonaro em sondagem do Datafolha (Fotos: Marcelo Camargo/ABr e Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Por Gabriel Máximo e Gabriel de Souza, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abriu 9 pontos porcentuais de vantagem em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL) nas intenções de voto no 1º turno para a Presidência da República após a revelação do caso “Dark Horse”, mostra pesquisa Datafolha divulgada na tarde desta sexta-feira (22).

Na simulação de 1º turno, o petista registrou 40% ante 31% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Há uma semana, Lula estava em empate técnico dentro da margem de erro de 2 pontos porcentuais: 38% a 35%.

Os ex-governadores Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) registram 4% e 3%, respectivamente, e estão empatados com Renan Santos (Missão) e Samara Martins (UP), ambos com 3%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula tem 47% das intenções de voto contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL), o que significa empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais. Ambos também oscilaram no limite da margem de erro. Na última rodada, realizada na semana passada, Lula e Flávio tinham 45%.

As entrevistas do Datafolha foram realizadas entre os dias 20 e 21 de maio. Foram 2.004 pessoas entrevistadas pessoalmente. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07489/2026.

Segundo o Datafolha, Lula venceria tanto Romeu Zema (Novo) como Ronaldo Caiado (PSD) no segundo turno por 48% a 39%. Em ambos os cenários, são 2% de indecisos e 11% de brancos e nulos.

Augusto Cury (Avante) registrou 2%. Aldo Rebelo (DC), Cabo Daciolo (Mobiliza) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm 1%. Hertz Dias (PSTU) não pontuou. Os indecisos foram 3% e eleitores que responderam que votariam em branco, nulo ou nenhum somaram 9% – mesmo porcentual da pesquisa anterior.

Michelle no lugar de Flávio

O instituto também testou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como candidata no lugar de Flávio. Ela teve desempenho semelhante ao do enteado no segundo turno contra Lula, mas pior no primeiro turno.

De acordo com o Datafolha, Michelle perderia para Lula por 48% a 43% em um eventual segundo turno, com 8% de brancos e nulos e 1% de indecisos.

No primeiro turno, ela registrou 22% contra 41% do petista. Neste cenário, Zema sobe para 6% e Caiado oscila para 5%. Indecisos vão para 4% e os que votariam em branco, nulo ou nenhum saem de 9% para 12%. Os demais pré-candidatos não sofrem alteração.

Votos em branco, nulos ou nenhum somam 9%, enquanto eleitores que dizem não saber são 3%.

O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades, de quarta, 20, a quinta-feira (21). A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-07489/2026.

Notícias relacionadas

Validação de norma beneficiará criminosos, afirma autor da Lei da Ficha Limpa

André Mendonça vai julgar ações sobre propaganda na campanha eleitoral

Fausto Júnior retira apoio ao adiamento do fim da escala 6×1 para 2036

Juiz rejeita pedido de David Almeida para condenar Salazar por vídeo nas redes

STF manda Anac bloquear registro do avião de Ciro Nogueira avaliado em R$ 10 milhões

Assuntos Datafolha, Flávio Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, pesquisa eleitoral
Cleber Oliveira 22 de maio de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Congresso Nacional: deputados e senadores derrubaram veto de Lula (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)
Política

Congresso derruba veto de Lula a transferência de recursos para municípios inadimplentes

21 de maio de 2026
Presidente Lula no evento Teais Pontos de Cultura: ironia a filme financiado pelo Banco Master Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Política

‘Vão aparecer mais coisas’, afirma Lula sobre escândalo do Banco Master

21 de maio de 2026
Plenário do Congresso Nacional: derrubada de vetos de Lula (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Política

Congresso analisa veto de Lula e pode liberar doações durante a campanha eleitoral

20 de maio de 2026
Política

Pesquisa Action mostra Omar à frente e 3 empatados tecnicamente no 2º lugar

20 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?