O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Datafolha: Oito em cada dez brasileiros já tiveram contato com o câncer

25 de abril de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
consulta médica
O Datafolha realizou 2.099 entrevistas entre os dias 4 e 12 deste mês (Foto: Divulgação)
Por Mônica Bergamo, da Folhapress

SÃO PAULO – Uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Instituto Oncoguia revela que cerca de oito em cada dez brasileiros (83%) de 16 anos ou mais já tiveram algum conhecido com câncer, seja familiar, amigo, vizinho ou colega. Se considerados aqueles que receberam o diagnóstico da doença ou viram alguém do lar desenvolvê-la, quatro em cada dez pessoas no país já conviveram com o câncer de perto.

Ao todo, 63% dos brasileiros afirmam que o câncer deve ser a doença tratada como maior prioridade pelo governo. Na sequência aparecem doenças cardiovasculares e o consumo abusivo de álcool, distantes em 55 pontos percentuais, com 8% das citações. Diabetes, por sua vez, recebeu 6% das menções.

O Datafolha realizou 2.099 entrevistas entre os dias 4 e 12 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.



Pessoas com nível de escolaridade superior e pertencentes às classes A e B são os grupos que menos fizeram alguma menção ao câncer.

As mulheres foram as que mais citaram “doenças cardiovasculares”, “obesidade” e “doenças respiratórias”, enquanto os homens destacaram “tabagismo” e “falta de atividade física” quando questionados sobre doenças que mais causam preocupação.

Falar em câncer desperta sentimentos negativos em 42% dos brasileiros, destacando-se a associação à palavra “morte”. “Doença”, “dor”, “medo”, “tristeza” e “sofrimento” são outras que aparecem com maior frequência. Menções a “tratamento” e “cura” foram feitas por apenas 14% e 9% dos entrevistados, respectivamente.

Segundo o Datafolha, os resultados da pesquisa indicam a importância de ampliar os esforços para diagnósticos precoces e o acesso a tratamentos, hoje pouco percebidos pela população.

Para a fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, o levantamento mostra que o câncer chega cada vez mais perto das pessoas, além de um pedido da população para que o câncer receba mais atenção de governos.

“Essa é uma informação que todos os políticos precisam conhecer, principalmente em ano eleitoral”, afirma. “Diante de tantos problemas, há que se priorizar e agir. O câncer não espera”, segue.

A pesquisa feita pelo Datafolha será apresentada pela ONG de apoio e defesa de direitos de pacientes com câncer nesta terça-feira (26), durante o Fórum Nacional Oncoguia. No evento, que se estenderá até a próxima sexta (29), será discutido o cenário da oncologia no país.

Notícias relacionadas

Desembargador atende prefeitura e autoriza novos validadores em ônibus

Conferência da ONU põe oceanos no centro da agenda climática

Vacina contra influenza é liberada a todas as faixas etárias em Manaus

Empresa terá que indenizar motociclista atropelado por caminhão

Míssil russo atinge shopping com 1 mil pessoas; há mortos e feridos

Assuntos brasileiros, câncer, contato
Luana Davila 25 de abril de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Suplementos vitamínicos
Saúde

Estudo não vê eficácia de suplementos vitamínicos contra câncer

24 de junho de 2022
Variedades

Anitta diz que pai está ‘100% curado’ de câncer no pulmão: ‘Um milagre’

7 de junho de 2022
pacientes com cancer
Saúde

ANS inclui seis tratamentos contra o câncer em planos de saúde

31 de maio de 2022
Esporte

Ceará encara o Strongest e Inter o Colo Colo nas oitavas da Sul-Americana

27 de maio de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?