
Do ATUAL
MANAUS – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil suspendeu o curso de inglês para lideranças indígenas por determinação do presidente Donald Trump, informou o Ministério dos Povos Indígenas.
O curso começaria neste mês e os indígenas foram selecionados pelo Edital de Chamamento Público nº 2/2024, publicado em dezembro de 2024, para melhorar a participação das lideranças em eventos internacionais como a COP 30, este ano, em Belém, e acompanhar a temática ambiental e climática.
Em um vídeo das redes sociais, a ministra Sonia Guajajara diz que vai buscar nova parceria para implementar o curso. “Muitos de vocês estão vendo o que está acontecendo nos Estados Unidos. Infelizmente, o novo governo obrigou a embaixada (americana) a cancelar a iniciativa. Defendemos que é viabilizando oportunidades, historicamente negadas, que os povos indígenas vão trazer soluções para o Brasil. Contra a nossa vontade, vamos adiar os planos e procurar parceiros que nos apoiem nessa iniciativa e começar a segunda etapa do processo”, diz a ministra.
O edital oferecia 120 vagas e contemplava as lideranças e servidores indígenas com aulas à distância, com duração de duas horas, duas vezes por semana, em parceria com a embaixada americana.
Os selecionados vão receber um email de cancelamento e orientações para as próximas etapas do processo, disse a ministra.