Do ATUAL
MANAUS – O consumo das classes C e D no Amazonas aumentou 7% em outubro em relação a setembro. O índice é acima da média nacional, de 6%, segundo dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, do Grupo Santander. A sondagem é mensal para traçar o perfil do consumidor.
Diversão e entretenimento lideraram os gastos com 23%. Serviços (22%), companhias aéreas (14%), transporte (13%), supermercado (12%), prestadores de serviços (10%), telecomunicações (10%), drogaria e farmácias (9%), restaurantes (7%). Já as quedas foram observadas nos setores de automóveis e veículos (-24%), rede online (-21%), hotéis e motéis (-5%) e combustível (-3%),
Na pesquisa, o aumento no país no período foi puxado pela região Norte com um acréscimo de 8,5% no consumo. Outra região que registrou crescimento foi o Sudeste, com um aumento de 3,5%. Em contrapartida, apresentaram queda o Centro-Oeste (-5%), Nordeste (-3,1%) e Sul (-0,03%).
Em todo o país, o levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com supermercado (40,2%), seguido de restaurante (12,6%) e lojas de artigos diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.
De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol, e em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, afirma a executiva.