O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual


Expressão

Consumidor honesto no Brasil é tratado como otário

2 de junho de 2022 Expressão
Compartilhar

EDITORIAL

MANAUS – O Brasil é o país da avacalhação. Quem é honesto, é sempre tratado como o otário da vez, enquanto os desonestos ocupam os melhores lugares no pódio da sociedade hipócrita.

Um caso emblemático é o pagamento – cobrado nas faturas – por perdas de água e energia elétrica, geralmente ocasionada por furto ou por incompetência das empresas concessionárias.



Nas faturas de energia elétrica vem descriminado o valor que o consumidor paga por perdas. Na fatura usada como exemplo, abaixo, o consumidor pagou R$ 141,95, o que representa 14,87% do valor da fatura.

Perdas de energia cobrança

Na imagem não aparece, mas nesta fatura, a taxa de iluminação pública é de R$ 50,00. Isso significa que o pagamento por perdas deste consumidor é quase três vezes o valor da taxa de iluminação pública.

A iluminação pública já é uma taxa injusta, porque o consumidor paga de acordo como consumo, como se quem consumisse mais energia usasse mais o espaço público iluminado.

O pagamento por perdas, o que inclui furto de energia e água, é um absurdo. Significa punir quem cumpre com suas obrigações enquanto os desonestos riem à toa.

O furto é um crime previsto no Código Penal Brasileiro. O 155 do CP define o furto como “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”. E o parágrafo 3° diz que “equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena para quem pratica furto é “reclusão, de um a quatro anos, e multa”.

A adulteração do medidor de energia elétrica também pode ser considerada crime de estelionato, punido com prisão e multa.

No entanto, os criminosos que furtam energia ou água ou praticam estelionato não sofrem qualquer punição.

Quem é punido é o homem honesto ou a mulher honesta que paga sua fatura de energia todo mês. Para esses e essas, nunca foi perguntado se aceitam pagar por quem não paga.

Tese legalizada e corroborada pelas agências reguladoras de serviços públicos concedidos é de que as empresas concessionárias precisam de saúde financeira para não “quebrar”. Portanto, não poder ter prejuízo.

No capitalismo, uma empresa que não dá lucro, não sobrevive, disso ninguém discorda, mas cabe à empresa e ao Estado, o poder concedente, cuidar para que todos paguem pelos serviços prestados.

Ao não cuidar do bem móvel (energia elétrica ou água) e deixar que os consumidores furtem ou não paguem pelo consumo, a concessionária e o Estado decidiram unilateralmente que os consumidores honestos devem arcar com esse custo.

É um comportamento, no mínimo, imoral. A sociedade precisa se indignar e começar a cobrar seus direitos e os deveres do Estado e das empresas concessionárias.


Contato com a Coluna Expressão:
(92) 99606-3138
E-mail: [email protected]

Notícias relacionadas

Manutenção elétrica deixará bairros da zona norte de Manaus sem água

Preços da Petrobras afetam ‘inteligência’ do governo e de aliados

Consumidor no AM pode pagar dívida de água e energia no ato de corte

A difícil tarefa de se mexer no lucro líquido da Petrobras

É impossível Ipem periciar todos os novos medidores, diz Amazonas Energia

Assuntos Águas de Manaus, Amazonas Energia, concessionárias, furto de energia, perdas
Valmir Lima 2 de junho de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

água
Dia a Dia

Manutenção elétrica deixará bairros da zona norte de Manaus sem água

24 de junho de 2022
Equipe da Amazonas Energia
Dia a Dia

Consumidor no AM pode pagar dívida de água e energia no ato de corte

23 de junho de 2022
Novo sistema de medição centralizada começou a ser instalado em Manaus (Foto: Amazonas Energia/Divulgação)
Dia a Dia

É impossível Ipem periciar todos os novos medidores, diz Amazonas Energia

20 de junho de 2022
Funcionário emite guia da conta de água: mudança para comerciantes (Foto: Ageman/Divulgação)
Síntese

Pequenos comerciantes terão nova cobrança por consumo de água

20 de junho de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?