
Do ATUAL
MANAUS – A Prefeitura de Manaus vai oferecer orientação a consumidores endividados. O atendimento será pelo NAS (Núcleo de Apoio ao Superendividado) lançado nesta quarta-feira pelo prefeito David Almeida e terá parceria da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). A proposta é prevenir contra o superendividamento.
“Todos sabem quanto ganham, mas quase ninguém sabe quanto gasta, e é aí que está o problema. É preciso anotar cada despesa para ter clareza e equilíbrio. O segredo é simples, não gastar mais do que se ganha”, disse David Almeida. O NAS funcionará no Procon.
Segundo o convênio, o consumidor terá acesso a ferramentas práticas para renegociar débitos e reorganizar as finanças. “Cartão de crédito e cheque especial têm juros muito altos. O caminho é trocar dívidas caras por dívidas mais baratas, alongar prazos e buscar o equilíbrio. Na nossa gestão aplicamos técnicas de governança para maior eficiência da máquina. Assim como fazemos na gestão da cidade, cada família precisa planejar sua receita e despesa para evitar colapsos”, explicou Almeida.
“Este é o primeiro acordo de cooperação da Febraban com um órgão de defesa do consumidor na Amazônia. Estudos mostram que 55% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento sobre educação financeira, mas 90% reconhecem sua importância. Esse trabalho conjunto permitirá levar informação de qualidade e soluções práticas para prevenir o superendividamento”, disse o diretor executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, Amaury Martins de Oliva.
A prefeitura lançou também a cartilha “Guia de Dívidas e Dúvidas”.
