
Da Redação
MANAUS – Nos dias 02 e 09 de dezembro, a Cacompanhia de Artes Cênicas apresenta o espetáculo “Circo de La Mamá”, no Largo de São Sebastião, às 17h. Dirigido por Jean Palladino, ator, dramaturgo e palhaço, o evento traz números clássicos do circo como O Homem Bala, Globo da Morte, malabares, acrobacias, com a mistura de habilidades circenses e a estupidez das palhaçadas.
Manaus é uma cidade de passagem para muitos estrangeiros da América do Sul, assim como Belém e Roraima. Artistas circenses perpetuam e sobrevivem de sua arte em sinais de trânsito como atos de resistência. A escola desses artistas com o passar das gerações se tornou a rua, pois o circo tradicional foi se perdendo. Esta é a metáfora do Circo de La Mamá que ao perder a matriarca e dona do circo enfraquece.
O enredo traz uma trupe circense que tenta sobreviver e manter um show com mais de 10 atrações com apenas uma palhaça, uma malabarista e um palhaço. Entre tentativas atrapalhadas do trio, o espetáculo é costurado com muita comicidade.
O elenco conta com Teffy Rojas, artista circense refugiada da Venezuela que atua em sinais de trânsito de Manaus, além de trabalhar em grupos de teatro e circo da cidade. Também fazem parte da equipe, Richard Harts que atua como palhaço há 11 anos e Dany Lima, atriz palhaça e acadêmica do curso de Teatro da UEA.