Preço, presença, ponto extra e share da gôndola. Veja esses e outros fatores importantes para garantir uma gestão de trade marketing produtiva.
A gestão eficiente do Ponto de Venda (PDV) é a chave para o sucesso de todas as ações de trade marketing, que visam, fundamentalmente, conquistar o shopper e elevar as vendas.
Várias ferramentas podem ser utilizadas para otimizar o trabalho na loja. Entre elas, o Guia de Execução e o app de trade marketing. Utilizando corretamente os recursos oferecidos por esses instrumentos, os resultados positivos certamente virão.
Pilares para uma boa gestão do PDV
O Guia de Execução é um importante aliado para nortear o trabalho dos promotores de vendas nos PDVs. O material reúne direcionamentos para o correto posicionamento dos produtos na loja, entre outras importantes diretrizes voltadas aos pilares de execução das ações em campo, como preço, presença, ponto extra e share de gôndola.
Preço
Embora qualidade e conveniência sejam fatores determinantes para o shopper realizar a compra, é importante ficar atento à correta precificação dos produtos. Ninguém compra um item sem preço, da mesma forma que não leva uma mercadoria que tenha valor muito maior que o praticado pelo concorrente.
Nesse sentido, realizar pesquisas no pdv e acompanhar a evolução da precificação por produto na loja é uma maneira de assegurar que o retorno esperado na execução seja alcançado.
Presença
Garantir a presença do produto na gôndola é premissa básica para o sucesso das vendas, além de impedir que o cliente busque opções da concorrência. A maioria dos consumidores dá preferência por lojas com estoques, portanto, evitar a ruptura de mercadoria é uma das principais missões da gestão de trade marketing.
Para complementar esse trabalho e chegar mais perto da efetivação da venda, é importante caprichar na organização do layout dos produtos, de forma a chamar a atenção do shopper.
Ponto extra
Os pontos extras são as áreas nobres de qualquer PDV e podem ser pontas de gôndola, checkstands ou ilhas. É dever dos promotores de vendas buscarem os melhores espaços da loja para expor as mercadorias.
A busca por pontos extras não é à toa. Atender às necessidades do shopper significa tornar o processo de compra fácil e prazeroso. Para isso, os produtos devem estar posicionados estrategicamente.
Share de gôndola
Embora não exista uma métrica que estabeleça o espaço ideal nas prateleiras, é fundamental que a participação da marca na loja acompanhe as estratégias de venda da empresa.
Estabelecer metas para a conquista ou a manutenção de espaço no PDV com share de gôndola é uma maneira de oferecer visibilidade ao produto e aumentar as chances de conquistar a preferência do consumidor.
Tecnologia a favor
Com a ajuda de um app de trade marketing, a gestão pode acompanhar em tempo real tudo o que acontece no PDV. Isso inclui o monitoramento do estoque, para evitar a ruptura na gôndola, e dos preços e ações da concorrência, para alterar estratégias rapidamente.
Também é possível verificar se o planejamento está sendo executado da forma correta e se os trajetos definidos para o dia estão sendo produtivos.
Com todas as informações coletadas e enviadas instantaneamente pelos promotores de campo, é possível gerar relatórios de visitas direcionados e precisos acerca de cada PDV, controlando melhor indicadores e tomando decisões mais assertivas.
O caminho para uma gestão eficiente dos pontos de venda passa pelo alinhamento dos pilares básicos do trade marketing e pela inserção de tecnologias especializadas, que permitam modernizar o trabalho e alcançar novos patamares de produtividade.