Da Redação
MANAUS – O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, assinou nessa quarta-feira, 13, portaria que cria o Comitê de Saúde Integral LGBT. O órgão, formado por profissionais da Susam (Secretaria Estadual de Saúde), Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), UEA (Universidade do Estado do Amazonas) e integrantes de grupos LGBT, definirá ações para atendimento de saúde de gays, lésbicas, transexuais e travestis.
A instituição do Comitê ocorreu no 3º Congresso de Saúde LGBT, que termina nesta quinta-feira, 14, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na zona sul de Manaus. O evento é transmitido ao vivo pela internet para municípios do interior do estado e cinco comunidades indígenas.
“A institucionalização do comitê e da coordenação faz com que a política aconteça de fato. Temos o dever de avançar com os direitos já adquiridos, mas para isso precisamos preparar os profissionais, capacitar as equipes”, disse Rodrigo Tobias.
O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, disse que é preciso acabar com a invisibilidade que acontece quando não se reconhece o direito à diversidade de gênero. “O papel da universidade é formar profissionais que defendam o direito à diversidade”, disse.