Por Iolanda Ventura, da Redação
MANAUS – Às vésperas da semana do Natal, o Banco Itaú fechou agências em Manaus sem aviso prévio e deixou os clientes sem atendimento. A reportagem do ATUAL esteve nas unidades do Aleixo, na Avenida André Araújo, zona centro-sul, do São José, na Avenida Autaz Mirim, zona leste, e do Boulevard Álvaro Maia, zona sul, nesta sexta-feira, 18.
Em todas as agências, desde quinta-feira, 17, constam comunicados de suspensão do atendimento presencial sem prazo para retorno ou motivo da parada dos serviços nos guichês e caixas eletrônicos.
Na agência do São José o aviso na porta do banco contém informação falsa. Comunica que “está temporariamente fechada por conta de decreto legislativo”.
Não há no Amazonas qualquer decreto que estabeleça o fechamento de agência bancária, e os decretos que estabelecem restrições de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços são do Poder Executivo e não do Poder Legislativo.
Quanto aos decretos governamentais existentes, nenhum proíbe o funcionamento das agências bancárias, apenas estabelecem medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19.
No Aleixo, aviso disponível na quinta-feira, 17, informava que a agência estava fechada para desinfecção por suspeita de Covid-19. Nesta sexta-feira, 18, foi substituído por outro informe com a suspensão temporária do atendimento.
No cartaz fixado na porta, o banco orienta que os clientes acessem o site para saber mais sobre o funcionamento.
Marisa Cristina Nogueira, 50, auxiliar de serviços gerais, esteve no Itaú do Aleixo e se deparou com as portas fechadas. “Cheguei agora aqui no Itaú, está tudo fechado e eles não disseram nada, não passaram nada pela televisão. E a gente está precisando. Dizem que todos os bancos do Itaú estão assim fechados e eles não dão resposta nenhuma para a gente”, reclamou.
Marisa afirma que ainda não recebeu o cartão para receber o salário e precisa fazer o saque direto no guichê. “Eu ainda não recebi meu cartão e tenho que tirar o meu dinheiro. E agora, esperar até segunda-feira sendo que eu tenho conta para pagar?”, disse.
Aldenir do Nascimento Moraes, 34, auxiliar de serviços gerais foi ao mesmo local para receber pela conta-salário.
“Chego aqui na agência para tirar meu dinheiro e está fechado. Eu só recebo aqui na agência porque a minha é conta-salário. Se fosse conta corrente em outro canto, mas como é conta-salário eu só posso tirar aqui e fico nesse impasse”, disse.
Aldenir afirma que não pode ir em outra agência porque precisa ir trabalhar. “Só queria ir no caixa eletrônico e não está funcionando”, reclamou.
Outras instituições bancárias próximas no Aleixo estavam funcionando normalmente. A Caixa Econômica Federal, que tem alto fluxo de pessoas pelos atendimentos aos beneficiários do auxílio-emergencial, abriu normalmente.
No Bradesco, onde havia outra fila de clientes do lado de fora da agência, na Avenida André Araújo, o atendimento também foi normal.
O ATUAL tentou contato com o Itaú para questionar sobre o decreto legislativo citado no aviso da Autaz Mirim, por que as agências foram fechadas e quando serão reabertas. Nos telefones informados da assessoria de comunicação ninguém atendeu.
Por e-mail a reportagem também questionou quais são as orientações aos clientes e por que os caixas eletrônicos, que são de autoatendimento, também foram fechados.
Em nota, o Itaú informou que as agências 6083 (Aleixo) e 8519 (São José) foram fechadas por suspeita de Covid-19 e todos funcionários das unidades foram afastados temporariamente de suas funções. “As agências foram fechadas para higienização, seguindo todos os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados”, diz a nota.
O banco afirma que os clientes que necessitarem de atendimento presencial poderão se redirecionar às agências 8271 e 6296, localizadas, respectivamente, nas mesmas regiões. O Itaú reforça, porém, a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/.
Quanto ao suposto decreto legislativo, não houve resposta informando qual seria, e nem previsão de retorno dos serviços presenciais.
Pelo visto ninguém pensa nos bancários. Se o comunicado publicado saiu errado e o Banco esclareceu que trata-se de fechamento para desinfecção das unidades, pronto. Bancários merecem respeito e estão na linha de frente desde o primeiro dia da pandemia. Máquinas de autoatendimento são adaptadas para saques e pagamentos entre bancos (24 horas), então que se adaptem. Tem outros meios de pagamentos com cartões e agora o Pix que é pagamento instantâneo. Vamos respeitar a saúde dos bancários porque não são escravos de quem deixou suas obrigações pra última hora. Querem reclamar, reclamem por mais agências disponíveis na cidade.