
Da Redação
MANAUS – O mercado financeiro é uma área com oportunidades de carreira profissional para acadêmicos de economia, administração e ciências exatas. O setor enfrenta escassez de trabalhadores qualificados para a função de assessores de investimento.
A universidade é considerada uma fonte de profissionais aptos a explorar o potencial do mercado de investimentos. A XP, uma das grandes empresas do segmento, apresentou a estudantes da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) essa oportunidade de trabalho.
Profissionais da empresa no escritório de Manaus apresentou aos universitários, nesta quinta-feira (28), a situação do setor.
O professor Raphael Costa, do Departamento de Economia e Análise da Ufam, disse que o intercâmbio com a academia é oportuno. “É fundamental compartilhar experiências, principalmente em uma excelente área profissional como a de assessor de investimentos.”
Caio Peres, da XP Investimentos, disse que a intenção é despertar os jovens para a carreira no mercado financeiro, inclusive independente da área de formação acadêmica.
“Algumas áreas têm mais afinidade com o tema, como economia, administração e as ciências exatas de uma forma geral, justamente por ter mais contato com a parte numérica. Mas o mercado financeiro, em si, tem tradicionalmente muita gente que não é deste mercado, como advogados, médicos e engenheiros”, disse.
Segundo Caio Peres, “mais da metade das pessoas que trabalham hoje na área não tiveram formação acadêmica voltada para assessoria de investimentos”. “E aqui discutimos que é preciso ter vontade de aprender sobre o assunto, pois é uma carreira técnica, com treinamento intensivo, então, tudo bem chegar sem a formação acadêmica inicial, o profissional passará por uma bateria de testes e treinamentos para se capacitar, para isso tem que gostar do assunto e de ajudar as pessoas”, disse.
A XP é a plataforma líder em serviços financeiros no Brasil. A empresa faz parte da XP Inc.