Por Marina Dias, da Folhapress
WASHINGTON-EUA – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta quinta-feira, 27, nos Estados Unidos, o que chamou de enxurrada de aplicativos de transporte compartilhado – como Uber, 99 e Cabify – tem preocupado o governo brasileiro em termos de competitividade.
Durante palestra a portas fechadas em Washington, o ministro admitiu que é preciso aumentar a eficiência para atrair e manter usuários no sistema público, no momento em que cada vez mais pessoas escolhem fazer viagens coletivas em carros particulares, serviço oferecido em diversas cidades do país e do mundo.
“A gente tem visto uma enxurrada de transformações, como a utilização cada vez maior dos aplicativos do transporte compartilhado, e isso acaba nos gerando algumas inquietações”, disse Gomes de Freitas à plateia formada por empresários e autoridades chilenas, argentinas e americanas.
O conforto, o preço da tarifa e a segurança nos ônibus, trens e metrôs do Brasil foram exemplos citados pelo ministro como determinantes para a melhoria do sistema público. “Concordo que a capacidade de atração e retenção dos usuários de transporte coletivo é um grande desafio que está relacionado a diversos fatores, como conforto, custo da tarifa, segurança e distância do transporte”.
O ministro ficará dois dias na capital americana. Além da palestra da manhã desta quinta, estão previstas reuniões com empresários e investidores e executivos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Ele ainda deve assinar um memorando de cooperação com a secretária de Transportes dos EUA, Elaine Chao.
Diante das autoridades e empresários, o esforço de Gomes de Freitas foi fazer um discurso otimista sobre o cenário econômico brasileiro, destacando as privatizações de rodovias, ferroviais e portos como forma de aumentar a produtividade. Em março, a concessão de 12 aeroportos arrecadou R$ 2,3 bilhões para o governo federal.
A sexta rodada de venda já havia sido anunciada pelo ministro com 22 terminais.
Então que tal ar condicionado e aceitar crédito e débito em todo transporte público? Tem competência pra isso? Chegou a esse ponto porque no passado ninguém se importou.