Por Henderson Martins, da Redação
MANAUS – Ainda indefinida devido a recurso em análise no STF (Supremo Tribunal Federal), que pede eleição suplementar indireta para eleger o novo governador do Amazonas, a eleição direta marcada para o dia 6 de agosto já está com a logística praticamente pronta. Apenas 2.082 urnas faltam ser enviadas ao interior do Estado, informou o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas).
O ministro Ricardo Lewandowski é relator de ação do Podemos, partido do candidato a vice na chapa da candidata Rebecca Garcia (PP), deputado estadual Abdala Fraxe, que é também presidente em exercício da ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas). Lewandowski, que havia suspendido o processo eleitoral e que teve decisão anulada pelo ministro Celso de Mello, decidirá novamente sobre a eleição no Estado.
Com 90% dos preparativos concluídos, o TRE não cogita nova suspensão das eleições. Nesta terça-feira, 25, por exemplo, mais 12 municípios devem receber 641 urnas. As máquinas foram enviadas para Anorí, Borba, Juruá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Tapuá, Autazes, Boca do Acre, Canutama, Careiro, Careiro da Várzea e Manaquiri.
Carga e lacre
De acordo com o secretário de Tecnologia do TRE-AM, Rodrigo Campelo, as urnas estão recebendo carga e devem ser entregues todas dentro do calendário estipulado. O material foi enviado em caminhões e será transportado também de balsas e aviões.
“As urnas estão nos municípios polos e recebem carga para serem distribuídas. Exemplo disso, temos 24 municípios que são preparados em Manaus, seis que são preparados em Itacoatiara, dois em Parintins, quatro em Manacapuru, quatro em Tefé, um em Maués, um em Coari, um São Paulo de Olivença”, disse Rodrigo.
Ainda em São Paulo de Olivença, existem urnas que recebem cargas para serem envidas a outros três municípios próximos e zonas rurais. No polo de Manaus, 1.134 urnas faltam ser envidas às sessões. Ná no polo de Itacoatiara, restam 155; Parintins, 62; Manacapuru, 123; Tefé, 95; Maués, 35; Coari, 54; São Paulo de Olivença, 121; Benjamim, 132; e Eirunepé, 62.
Dados do eleitorado
Eleitores Aptos – 2.338.886
Eleitores aptos biometrizados nos municípios com identificação biométrica – 1.686.428
Municípios com Identificação biométrica – 10
Municípios – 62
Zonas eleitorais – 70
Locais de votação – 1.426
Seções Eleitorais da Unidade da Federação – 7.262
Seções Principais da UF (urnas) – 6.668