Do ATUAL
MANAUS – O candidato do PDT a presidente do Brasil, Ciro Gomes, anunciou no Twitter que fará importante pronunciamento nesta segunda-feira (26). Na rede social, a manifestação é anunciada como ‘Manifesto à Nação’. Será às 10h (de Brasília) pelas redes sociais.
Ciro Gomes não deu pistas sobre o tema do discurso, mas tem sido pressionado a desistir da candidatura e apoiar o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, a quem o candidato do PDT tem atacado frequentemente na campanha eleitoral.
Leia mais: Ciro Gomes ataca voto útil para tentar eleger Lula em 1° turno
O pedetista resiste. Segundo seus assessores, ele prefere repetir o comportamento de 2018, quando se ausentou do processo eleitoral. Naquele ano, Ciro foi para a Europa e retornou na véspera da eleição, declarando voto em Fernando Haddad (PT) no dia do pleito, antes de encerrada a votação.
Na semana passada, intelectuais, políticos e militantes de esquerda latino-americanos divulgaram uma carta aberta a Ciro Gomes na qual pedem que ele retire sua candidatura à Presidência para assegurar a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Sabemos que o sr. tem sido, durante toda a sua vida, um lutador pelas boas causas do povo brasileiro. Por isso, a perplexidade nos impulsiona a escrever esta carta e nos move a enviar-lhe esta mensagem fraternal, porque nos é incompreensível que, na conjuntura atual brasileira, insista em apresentar sua candidatura presidencial”, diz o documento, escrito em espanhol
Segundo o Datafolha, 43% dos eleitores de Ciro Gomes declaram que vão votar em Lula no segundo turno, caso ele não consiga liquidar a fatura na primeira rodada. Outros 28% dizem que vão optar por Jair Bolsonaro.
O percentual caiu em relação à pesquisa do instituto divulgada na semana passada – em que 51% dos eleitores de Ciro disseram que votariam em Lula no segundo turno.
A queda coincidiu com a intensificação da campanha pelo voto útil no petista.