
Da Redação
MANAUS – Os cinemas de Manaus deverão exibir filmes curtos antes de filmes de longa metragem, segundo o projeto de lei estadual que tramita na ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas). O PL 385/2019 torna obrigatória a exibição dos curtas.
Para o deputado Felipe Souza (Patriotas, autor da ideia, o turismo deve ser visto como uma fonte de renda e emprego, bem como fator de desenvolvimento econômico e cultural. Segundo ele, esta visão empresarial deve ser fomentada principalmente entre os municípios que, muitas vezes, têm dificuldades em visualizar e explorar seus potenciais turísticos.
“O cinema, como meio ímpar de divulgação de atrações, e pela sua abrangência e diversidade de público, deve ser utilizado não só para comercializar produtos de consumo individual, mas de consumo duradouro e coletivo, como os atrativos turísticos de nossas cidades e nossas regiões”, diz.
De acordo com o deputado, o cinema é um espaço de divulgação que deve ser colocado à serviço de toda a coletividade que utiliza o serviço.
Mesmo que os deputados aprovem o projeto, a futura lei deverá ser contestada pelos exibidores de cinema. É que a proposta cria obrigatoriedade de serviço privado, de competência do Congresso Nacional.
Tem que fazer isso nos cinemas Brasil afora não em Manaus