
Do ATUAL
MANAUS — Cinco chapas se inscreveram para concorrer ao cargo de reitor e vice-reitor da Ufam (Universidade Federal do Amazonas). O mandato é de 2025 a 2029. A votação em 1º turno ocorrerá no dia 26 de março em formato on-line.
A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária reuniu-se na manhã desta terça (4) e divulgou o resultado da homologação. Foram confirmadas as seguintes chapas:
1) Chapa 23 — Somos mais UFAM. Candidato a reitor: Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues; vice-reitor: Carlos Lamarão Pereira;
2) Chapa 35 — UFAM Karuana. Candidata a reitora: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe; vice Sérgio Augusto Freire de Souza;
3) Chapa 57 — Mudança!. Candidata a reitora: Tanara Lauschner; vice: Geone Maia Corrêa;
4) Chapa 04 — A UFAM do futuro começa hoje. Candidata a reitora: Adriana Malheiro Alle Marie; vice: Plínio José Cavalcante Monteiro;
5) Chapa 25 — Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma. Candidato a reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça; vice: Armando Araújo de Souza Júnior.
“As inscrições de todas as chapas foram deferidas, cumpriram os requisitos exigidos, entregando as fichas de inscrição, os currículos lattes dos candidatos e das candidatas, as propostas para administrar a UFAM e a proposta de orçamento. Quem exercia cargo também entregou o documento certificando que está afastado, tudo isso dentro do prazo estabelecido”, informou a presidente da Comissão, Francisca Maria Coelho Cavalcanti.
As informações sobre cada uma das chapas candidatas podem ser acessadas no menu principal do site da ADUA, na aba “Consulta Escolha Reitoria UFAM 2025”, no subitem “Chapas Inscritas”.
Votação
O voto na consulta é individual e intransferível e a contagem obedecerá à paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica (docentes, TAEs e discentes). A validação das credenciais para a votação será realizada de 14 a 20 de março de 2025. Todas as informações e links sobre a votação serão divulgados nos sites da ADUA (www.adua.org.br), Sintesam (www.sintesam.org.br) e UFAM (www.ufam.edu.br).
Retificação
Poderão votar os(as) docentes ativos(as) admitidos(as); os(as) Técnico-administrativos(as) em Educação (TAEs) ativos(as) admitidos(as) e os(as) discentes matriculados(as) até o dia 4 de março deste ano. Anteriormente, o prazo estipulado era até 15 de fevereiro. Também estão aptos(as) a votar na consulta os(as) docentes e TAEs aposentados(as).