Do ATUAL
MANAUS – Chuva intensa causou alagação da Escola Estadual Ryota Oyama, na manhã desta terça-feira (9), no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Em vídeos nas redes sociais, alunos aparecem dentro da sala alagada e a professora com os pés dentro d’água.
“Professora dando aula com a sala alagada. Olha a situação da escola Ryota Oyama”, diz a pessoa que grava o vídeo. Nas imagens, algumas cadeiras estão em cima das mesas enquanto os alunos assistem à aula.
Além das salas, os corredores e pátio foram tomados pela água. Outras imagens mostram goteiras no teto de outra escola.
“Olha, essa é a situação da escola que o Wilson Lima [governador] diz que está tudo bem. Aqui está chovendo mais dentro do que fora e é capaz de o teto cair na cabeça da gente”, diz uma mulher no vídeo.
A Seduc (Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar) informou que os alagamentos foram causados “devido a uma deficiência no sistema de drenagem de águas pluviais da rua que não conseguiu escoar a água da chuva”.
Conforme a secretaria, foram providenciados ônibus para transferir os alunos das unidades atingidas para o Ceti Gláucio Gonçalves.
“A Secretaria comunica, ainda, que as escolas estaduais Irmã Sá e Ryota Oyama passam por limpeza profunda, nesta terça-feira, e as aulas serão retomadas normalmente, na manhã desta quarta-feira (10). Uma equipe de infraestrutura também irá até às unidades de ensino para avaliar possíveis avarias”, informou a Seduc na nota.