O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Celulares turbinados de informação entram na mira de criminosos

12 de maio de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
Celulares roubados recuperados pela polícia: alvos de ladrões (Foto: Divulgação)
Da Folhapress

SÃO PAULO – Se você não conhece ninguém que tenha sido vítima de um golpe digital por meio de smartphone recentemente, é porque a vítima foi – ou será – você. A sensação de que vivemos uma epidemia de roubos de celulares e fraudes digitais se tornou comum em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, onde o alvo de quadrilhas especializadas não é somente a qualidade do aparelho em si, mas o que ele contém: dados e senhas. Ou seja: acesso total à nossa vida pessoal e, claro, financeira.

Os casos são bastante expressivos, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando as relações sociais foram majoritariamente transferidas para o ambiente online. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021, houve um crescimento de 165% nos golpes de engenharia social, aqueles que utilizam manipulação psicológica para a obtenção de dados confidenciais, como senhas de cartão de crédito.

As modalidades de fraude são inúmeras e não param de crescer, mas são ainda mais graves quando envolvem o roubo dos aparelhos. Isso porque o prejuízo material apenas começa na perda do telefone. Se antes saíamos de casa levando carteira, relógio e documentos, hoje é possível reunir tudo isso – toda a nossa vida prática – num só dispositivo móvel.O que vem depois do furto pode se transformar num martírio para a vítima.

Foi o que aconteceu com Bruno de Paula, de 36 anos, cuja história viralizou no Twitter nas últimas semanas. Ao ter seu smartphone roubado quando estava dentro de um táxi, ele teve de enfrentar uma limpa nas suas contas bancárias que resultou na perda de mais de R$ 100 mil reais, mesmo tendo tomado providências básicas, como entrar em contato com as instituições financeiras e a operadora de celular das quais utilizava os serviços.

Os criminosos vasculharam por completo seu celular, conseguindo inclusive usar um cartão de crédito antigo cadastrado no iFood que Bruno esqueceu de cancelar, tamanho o nervosismo que toda a situação lhe causou. Também acessaram seu WhatsApp e tentaram contato com sua namorada. Após a ampla repercussão do caso, os bancos afirmaram que irão ressarcir Bruno.

Esse caso é bastante emblemático porque demonstra a proporção que a subtração de um celular pode causar na nossa vida. O desfecho foi satisfatório, mas além de todo o estresse causado, é sabido que há milhares de pessoas em situação parecida que provavelmente não terão a atenção necessária das empresas das quais são clientes.

No ano passado, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo chegou a se reunir com algumas empresas, como operadoras de celular, fabricantes de smartphones e bancos para debater possíveis caminhos para mitigar os efeitos desses crimes na vida dos usuários e clientes.

Enquanto não vemos mudanças substanciais que realmente protejam os consumidores, não há outra saída a não ser agir por conta própria. A digitalização das relações sociais e a realidade brasileira, somadas, nos obrigam a buscar procedimentos de segurança digital, já que ter mais de um telefone e sair de casa com o “celular do ladrão”, termo difundido nas redes sociais para definir aparelhos antigos, que não causariam tanto prejuízo caso sejam furtados, não é possível para todos e todas.

É necessária, portanto, uma dose de educação digital, para sabermos usar de forma mais segura e responsável os dispositivos ao nosso alcance. Assim, reforçar constantemente a segurança de aplicativos bancários com tokens, senhas e verificação de duas etapas, além de mantê-los atualizados, é o mínimo.

Especificamente no caso de senhas, é preciso que elas sejam fortes e aleatórias – não usar a mesma para tudo – e não salvá-las no telefone. O email para recuperá-las também não deve ser o mesmo cadastrado no aparelho, assim como não se deve deixar habilitado o envio de códigos de validação por SMS. Se você perder o celular, perde o acesso a tudo isso.

Parecem dicas simples, mas é comum nos darmos conta da importância delas apenas quando algo grave acontece. Buscar outras medidas de proteção de acordo com os serviços que utilizamos, tanto os bancários quanto os de telefonia, e procurar informações sobre novas modalidades de golpes devem ser hábitos profiláticos a serem incorporados na rotina. Quando grande parte do que nos importa está contido dentro de um pequeno aparelho, é necessário saber como protegê-lo e, por consequência, nos proteger.

Notícias relacionadas

Apenas 32% dos brasileiros se setem seguros na cidade onde vivem

Brasil registra média de 64 meninas vítimas de violência sexual por dia

Incêndio em caminhão-tanque causa interdição da BR-174 por 4 horas

Entra em vigor plano de combate ao abuso de crianças e adolescentes

Motociclista morre ao ser atingido por micro-ônibus em Manaus

Assuntos criminosos, roubo de celulares
Murilo Rodrigues 12 de maio de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Amazonas registrou a criação de 2.076 empregos formais em março de 2026 (Foto: Divulgação/Setemp)
Economia

Febraban alerta sobre golpe do falso emprego nas redes sociais

12 de maio de 2026
Celulares recuperados são devolvidos aos proprietários pelo RecuperaFone (Foto: Alex Pazuello/Secom)
Dia a Dia

Abril foi o mês com menor ocorrência de roubo de celular no AM

12 de maio de 2026
Roberval Amorim Serrão, de 35 anos, foi assassinado a tiros na noite de domingo (22) (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Polícia

Criminosos invadem casa e executam homem na zona sul de Manaus

23 de março de 2026
No local da prisão, a polícia encontrou celulares, caixas e peças, indicando possível desmanche (Foto: Divulgação)
Polícia

Jovem é preso por esquema de revenda de celulares roubados

19 de março de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?