Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – Deslizamento de terra destruiu diversas casas localizadas em uma rua na orla de Manicoré (município a 332 quilômetros de Manaus) na noite deste sábado (16). Não houve vítimas fatais. No local, restou um paredão. No topo, dezenas de casas que correm o risco de cair.
A queda do barranco ocorreu por volta de 22h na Rua Dom José Lourenço após forte chuva registrada à tarde.
De acordo com a prefeitura do município, antes do deslizamento, equipes da Defesa Civil retiraram as famílias do local. Móveis e eletrodomésticos foram levados para outros lugares. Segundo o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, as famílias receberão auxílio-aluguel.
Vídeo gravado por um morador neste domingo (17) mostra que parte do concreto da rua ficou “intacta” na parte inferior do barranco. Até o muro de uma casa que caiu ficou “em pé” na parte debaixo, com a placa que traz o nome da rua. “Aqui era a casa do Edilson Espírito Santo. Era lá em cima”, disse o homem.
De acordo com o prefeito, o Governo do Amazonas enviou uma equipe para avaliar as condições do local.
“O Governo do Amazonas montou uma equipe técnica da Defesa Civil que chegará em Manicoré para se integrar junto com a nossa equipe para que a gente possa fazer levantamento das áreas de risco, nos barrancos na nossa cidade, e também levantar os danos perdidos”, disse o prefeito Lúcio Flávio.
O local apresentava risco há alguns meses. Em maio do ano passado, após a prefeitura pavimentar a rua com concreto, moradores gravaram vídeo pedindo socorro. Parte do barranco cedeu e os eles ficaram com medo. “Esse barranco ‘arriou’, levou a escada, levou as canoas, e continua ‘arriando'”, disse um morador.