O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Cármen Lúcia arquiva pedido do PT para investigar postura de Moro no caso dos hackers

16 de agosto de 2019 Política
Compartilhar
Cármen Lúcia quer evitar envolvimento do STF em novas polêmicas (Foto: Elza Fiúza/ABr)
Cármen Lúcia arquivo ação do PT contra Moro (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Por Reynaldo Turollo Jr., da Folhapress

BRASÍLIA-DF – A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia arquivou, nessa quinta-feira, 15, um pedido formulado pelo PT para investigar o ministro da Justiça, Sergio Moro, em razão de ele ter informado a autoridades que destruiria as mensagens de Telegram apreendidas com um hacker preso pela Polícia Federal em 23 de julho.

Na petição ao Supremo, o PT sustentou que as mensagens apreendidas são de interesse de Moro, pois revelam detalhes de sua atuação como juiz da Lava Jato, e há indícios que ele tenha abusado de suas funções como ministro da Justiça tendo acesso a informações privilegiadas da investigação.

O partido requereu investigação dos supostos crimes de abuso de autoridade, violação de sigilo funcional e supressão de documento.
Na quarta-feira, 14, a Procuradoria-Geral da República, manifestou-se contra a abertura de inquérito, afirmando que as condutas atribuídas a Moro não se enquadram na lei de abuso de autoridade vigente.

Para a PGR, não há nenhum elemento que indique que Moro “tenha obtido conhecimento do teor dos dados telemáticos ilegalmente captados”.
“Por fim, não há dúvidas de que não houve configuração do crime de supressão de documento público. Conforme nota à imprensa (…), a Polícia Federal comunicou a preservação do conteúdo das mensagens, salientando que caberia à Justiça, ‘em momento oportuno, definir o destino do material, sendo a destruição uma das opções’”, continuou a PGR.

Em sua decisão, a ministra Cármen Lúcia considerou que, em geral, a jurisprudência do STF é “no sentido de ser irrecusável o pedido de arquivamento do procurador-geral da República, como decorrência da prerrogativa constitucional da exclusiva titularidade da ação penal”. “Pelo exposto, acolhendo o parecer da procuradora-geral da República (Raquel Dodge), determino o arquivamento desta petição”, decidiu Cármen Lúcia.

Em 25 de julho, como a Folha de S.Paulo antecipou, Moro avisou autoridades que teriam tido seu Telegram hackeado que as mensagens capturadas seriam destruídas.

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio Noronha, disse na ocasião que a informação foi dada a ele pelo próprio ministro da Justiça por telefone, o que a assessoria de imprensa de Moro confirmou.

Além do PT, o PDT também acionou o Supremo para preservar as mensagens apreendidas pela PF. O relator da ação ajuizada pelo PDT, ministro Luiz Fux, proibiu eventual destruição do material e pediu cópias para ficar sob a guarda do Supremo.

No âmbito de outro procedimento na corte – um inquérito aberto para apurar fake news e ofensas contra os magistrados –, o ministro Alexandre de Moraes também determinou a remessa de cópias das mensagens apreendidas para o Supremo.

Notícias relacionadas

‘Não passa pela nossa cabeça retirar Flávio da disputa’, diz presidente do PL

Moraes é notificado por e-mail em processo da Trump Media nos EUA

Lula e Motta acertam transição na PEC da 6×1 para redução de 2h de jornada em 2026 e 2h em 2027

BTG/Nexus: Flávio Bolsonaro lidera em rejeição; Lula aparece em seguida

Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro 43%, no 2º turno, aponta BTG/Nexus

Assuntos Cármen Lúcia, conversas vazadas, hackers, Lava Jato, Sérgio Moro
Cleber Oliveira 16 de agosto de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ministra Cármen Lúcia
Política

Voto de Cármen Lúcia sobre Ficha Limpa é de ‘elevada relevância’, diz Movimento Anticorrupção

23 de maio de 2026
Cármen Lúcia questionou advogado que admitiu articulação para golpe de Estado (Imagem: TV STF/YouTube/Reprodução)
Política

Cármen Lúcia renuncia ao cumprimento de mandato no TSE até agosto

13 de maio de 2026
Cármen Lúcia proferiu aula magna na UnB (Universidade de Brasília) (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)
Política

Cármen Lúcia propõe criar ‘brigadas eleitorais’ para proteger candidatas nas eleições

28 de abril de 2026
Cidade de Jaraguá do Sul
Dia a Dia

Hackers desviam R$ 12 milhões da ‘cidade dos bilionários’, em SC

25 de abril de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?