O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Esporte

Canadá vence Suécia no futebol feminino e é campeão olímpico pela 1ª vez

6 de agosto de 2021 Esporte
Compartilhar
Canadá conquista seu 1º título nas Olimpíadas (Foto: Reprodução/Twitter/@English_AS)
Por Júlia Belas, da Folhapress

SÃO PAULO – O Canadá conquistou a tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. O resultado, além de inédito para o país, fecha com chave de ouro o ciclo de Christine Sinclair com a camisa canadense.

Ela, que é a jogadora com mais gols internacionais na história – entre homens e mulheres -, entrou em campo aos 38 anos para a sua primeira final de um grande torneio internacional. Com cinco Copas do Mundo e quatro Olimpíadas na bagagem, Sinclair liderou o Canadá em dois bronzes consecutivos antes de garantir o ouro.

A partida terminou em 1 a 1, com gols marcados por Blackstenius (Suécia) e Fleming (Canadá) no tempo regular. A prorrogação seguiu o mesmo placar, enviando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, após uma sucessão de defesas das duas goleiras e cobranças nas traves, as canadenses ficaram com o topo do pódio.

A final, disputada no Estádio de Yokohama, havia sido marcada para as 11h da manhã em horário de Tóquio, mas foi adiada para 10 horas depois. À noite, sem o calor de meio-dia do verão japonês, a partida foi disputada em seu melhor nível.

A inglesa Bev Priestman, de 35 anos, era a comandante mais jovem desta edição dos Jogos Olímpicos. Ela mantém a sequência de técnicas campeãs olímpicas que começou em 2004 com April Heinrichs (EUA). Nos outros Jogos, as medalhistas de ouro foram Pia Sundhage (EUA, em 2008 e 2012) e Silvia Neid (Alemanha em 2016).

Comandadas por Bev Priestman, as canadenses eram a zebra desta final. Responsáveis por eliminar a seleção brasileira nos pênaltis, nas quartas de final do torneio, elas tiveram um caminho tortuoso até a final, com dois empates (Japão e Grã-Bretanha) e uma vitória, sobre o Chile.

Na fase de mata-mata, mais um empate com o Brasil. A vitória sobre os Estados Unidos por 1 a 0, com gol de pênalti de Jessie Fleming no segundo tempo, transformou o sonho canadense em realidade. Um feito histórico que, no entanto, ainda deixou as canadenses com o título de zebras na final.

As duas defesas entraram em campo tendo sofrido apenas três gols na competição. As experientes Hedvig Lindahl e Stephanie Labbé já haviam defendido um pênalti cada na competição e estavam a postos para uma possível disputa de penalidades pelo ouro.

Ao longo da partida, o perfil ofensivo das duas equipes variou. As canadenses começaram a partida cautelosas, enquanto a Suécia avançava as suas linhas ofensivas em busca do gol. No entanto, o jogo virou após o gol da Suécia. Blackstenius manteve a “tradição” de marcar em finais olímpicas – ela havia marcado o gol sueco na derrota por 2 a 1 no Maracanã no Rio de Janeiro. Fleming, de pênalti, igualou o placar no segundo tempo.

Na prorrogação, as duas seleções seguiram um estilo de jogo mais cauteloso, apostando em chutes de fora da área, sem sucesso, mandando a disputa para os pênaltis.

Mesmo com Asllani perdendo o primeiro pênalti, Lindahl defendeu duas cobranças para colocar a Suécia de novo na frente. A capitã Caroline Seger teve a chance de encerrar a cobrança, mas isolou. A cobrança regular terminou com apenas dois gols para cada seleção. Nas alternadas, Labbé defendeu a cobrança de Andersson e Grosso marcou para dar o título às canadenses.

O futuro, para as duas seleções, será de reformulação pensando no próximo ciclo olímpico. Tanto Canadá quanto Suécia devem perder jogadoras importante. As canadenses Sinclair, Labbé e Sophie Schmidt, todas acima dos 30 anos, podem se despedir da seleção antes dos Jogos de Paris. Na Suécia, Lindahl e Seger também podem abrir espaço para atletas mais jovens visando os Jogos de Paris.

Notícias relacionadas

Com gols de Harry Kane, Inglaterra vira e elimina Congo da Copa

Noruega é o adversário do Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

CBF confirma lesão de Paquetá e meia deve desfalcar Brasil nas oitavas

Com 4 assistências, Bruno Guimarães iguala recorde na Copa do Mundo

Treze jogadores do Brasileirão estão nas oitavas da Copa do Mundo

Assuntos Campeão olímpico, Canadá, futebol feminino, Olimpíada de Tóquio, suécia
Murilo Rodrigues 6 de agosto de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Lance de Japão e Suécia: japoneses enfrentarão o Brasil ao empatarem com os suecos (Foto: Fifa World Cup Media/Instagram)
Esporte

Japão empata com a Suécia e enfrentará o Brasil no mata-mata

25 de junho de 2026
Lance de Suíça (de vermelho) e Canadá: suíços se classificaram em primeiro lugar no Grupo B (Foto: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

Suíça se classifica em primeiro e Canadá em segundo no Grupo B

24 de junho de 2026
Esporte

Holanda atropela Suécia por 5 a 1 e mostra força no grupo F

20 de junho de 2026
Nico Schlotterbeck comemora gol na goleada da Alemanha sobre Curaçau (Foto: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

Jogos deste sábado da Copa: Alemanha e Suécia podem se classificar

20 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?