
Por Jullie Pereira, da Redação
MANAUS – Os irmãos Luís Paulo, 13, e Paulo Lohan,11, tomaram gosto pelo esporte desde a primeira infância na Escola Rozilda Neves, zona norte de Manaus. A mãe, Leonice Amador, percebendo o interesse dos filhos, procurou a academia de jiu-jítsu mais próxima e matriculou as crianças. Hoje, com títulos de competições estaduais e nacionais, eles buscam patrocínio para manter o desejo de construir uma carreira no esporte.
Luís Paulo diz que o jiu-jítau o ajudou a compreender preceitos básicos sobre respeito e ética. “Com ele eu aprendo ensinamentos que vou levar pra minha vida, sobre ética, disciplina, como interagir com adversários. Uma das regras mais importantes do jiu-jítsu é ter respeito pelo adversário. E eu adoro expressar minha liberdade, fazer o que eu gosto e o que eu amo”, disse.

As crianças participaram de vários campeonatos e colecionam medalhas. No 33º Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu, ganharam medalhas de bronze. Também no 7º Campeonato Amazonense BJJ, conquistaram bronze e prata. No último dia 5 de dezembro participaram do Pan-Americano, em que Luís Paulo obteve o ouro e Paulo Lohan a prata.
Paulo Lohan, o mais novo, quer continuar as competições no próximo ano e sonha em ser campeão mundial. “Se Deus quiser no ano que vem eu vou ter meu patrocínio, tanto quanto de kimono como de alimentos, que a gente precisa. Pretendo no futuro ser um campeão mundial”, disse.
A mãe dos meninos, Leonice Amador, entra na luta para conseguir manter os filhos treinando em academia especializada. Ela vende dindin e também procura doações com amigos e entusiastas do esporte. Uma das academias oferece treinos físicos três vezes por semana. O custo de participação em algumas competições é pago por professores.
Leonice diz que não desiste de colocar os filhos nas competições e treinamentos porque é uma forma de ajudar em suas formações como seres humanos. “Considero que o esporte me ajuda com a educação deles, com a disciplina, para que no futuro sejam homens do bem”, afirmou.

Estudos
Depois que os filhos começaram a treinar, Leonice percebeu mudanças de comportamento e também no rendimento escolar. Além de campeões no esporte, os irmãos começaram a se interessar pela matemática.
Luís Paulo ganhou medalha de bronze na Olimpíada Canguru de Matemática. O irmão, Paulo Lohan, não ficou atrás, ganhou medalha de prata na mesma olimpíada nacional. “O comportamento deles mudou muito, antes eram muito agitados, hoje são comportados e comprometido com os estudos”, disse Leonice.
Para Luís Paulo, o esporte também é uma forma de estimular os irmãos a procurarem boas alternativas, inclusive nos estudos. ” Eu e minha famílias acreditamos que o esporte tira a gente de coisas erradas, de maus caminhos”, disse.
Para colaborar com Luis Paulo e Paulo Lohan, é possível entrar em contato com Leonice, pelo contato +55 92 8211-4996.