
Do ATUAL
MANAUS — O grupo de mulheres ‘Nós com Elas Venezuela’ promove campanha para arrecadar material escolar para crianças venezuelanas refugiadas em Manaus. O material é para 100 crianças venezuelanas e brasileiras em situação de vulnerabilidade social. As doações serão recebidas até sábado (8).
A assistente social Priscila de Paula Lima, coordenadora da campanha, disse que o projeto foi criado na pandemia de Covid-19, quando muitas famílias estavam desassistidas e o fluxo migratório estava em alta em Manaus. “Somos uma equipe multiprofissional de mulheres das mais diversas áreas de formação que se uniram de forma voluntária em prol da causa humanitária relacionada ao fenômeno da migração, tendo como principal objetivo apoiar mulheres venezuelanas chefes de família e mães solos em situação de vulnerabilidade social”, disse Priscila.
O ponto para coleta do material é na Rua Carlos Gomes, número 31, bairro Compensa I, zona oeste. O grupo também recebe ajuda financeira por meio do Pix [email protected].
A pedagoga Daiane Ryker explica que com o início do ano escolar a preocupação é que as crianças não tenham material para levar à escola. O grupo pede caderno, lápis, borracha, régua, tesoura sem ponta, lápis de cor, caneta e mochila.
“Recebemos vários pedidos de material escolar, por isso estamos fazendo esta campanha até domingo, pois as aulas no município começam na quarta-feira, e até esse dia a gente pretende ter os kits para entregar a essas famílias”, disse.
Segundo Daiane Ryker, mesmo com a ajuda governamental as mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade encontram dificuldades que não são atendidas. Ela cita que diariamente há pedidos para compra de remédios, gás e pagamento de aluguel.