Do ATUAL
MANAUS – A FCecon (Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas) lançou a campanha “Setembro Dourado”, nesta quinta-feira (15), para orientar sobre os sintomas de câncer infantojuvenil. A doença abrange uma faixa etária de 0 até 19 anos e o diagnóstico precoce garante até 80% de chances de cura.
O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que 8.460 crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer por ano no Brasil. No Amazonas, a última estimativa é de 160 novos casos anuais.
O câncer infantojuvenil tem origem embrionária, com mutações celulares ainda na fase de formação do embrião. A doença não tem origem genética e/ou fatores externos.
Sintomas
Para Jeanne Lee, médica oncopediatra da Fcecon, os sintomas são inespecíficos. Na maioria das vezes, estão relacionados à doença. Ela alerta que sintomas comuns a outras doenças da infância, que se tornam persistentes, devem ter atenção.
“Quando o tumor é abdominal, ele vai ter vômito, febre e perda de peso. Por isso, esses sintomas passam despercebidos pelos pais e profissionais. As que têm sintomas persistentes devem ser observadas com cautela e o profissional deve investigar melhor”, explicou.
“Existe uma predominância de algumas doenças, conforme a faixa etária. Pacientes pequenos, por exemplo, são mais frequentes os tumores renais e tumores de retina. Nos adolescentes, são mais frequentes os tumores de células germinativas (testículos e ovários), e os tumores ósseos também”, completou.
Tipos
Os tipos de câncer mais frequentes na infância são: leucemias (afetam as células sanguíneas); linfomas (sistema linfático); neoplasias do sistema nervoso central (tumor sólido mais frequente); osteossarcoma (tumor ósseo); Sarcoma de Ewing (tumor ósseo e de partes moles); rabdomiossarcoma (tumor de partes moles); neuroblastoma (tumor de supra-renal); tumor de Wilms (tumor renal); retinoblastoma (câncer ocular); e tumor de células germinativas (afeta testículos e ovário).